O Moinho do Cerro do Malpique, inaugurado em agosto do ano passado, foi alvo de uma intervenção de reabilitação do edifício e do engenho, com o objetivo de restituir este importante elemento patrimonial à cidade, quer em termos estéticos e técnicos quer em termos funcionais. O projeto de reabilitação do moinho e da envolvente exterior, orçado em cerca de 144 mil euros, recorreu a técnicas tradicionais e ainda à construção de raiz de um engenho, o que permitiu recuperar a sua função original: a moagem de cereais através da força motriz do vento.
Localizado numa colina sobranceira a uma das principais entradas da cidade, o Moinho do Cerro do Malpique faz parte de um projeto mais alargado: o futuro “Cerro Cultural”, onde irão coexistir o saber ancestral e as energias alternativas, num espaço que funcionará como centro educativo e polo de atração turística.
No dia 7 de abril, a Câmara Municipal de Albufeira convida residentes e turistas a visitarem o Moinho, entre as 10h00 e as 16h00. As visitas estão condicionadas à capacidade do espaço, e serão acompanhadas por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia.
Por: CM Albufeira