São Brás de Alportel viveu mais um Domingo de Páscoa intensamente com a Festa das Tochas Floridas, que atraiu ao coração do Algarve milhares de visitantes, entre turistas nacionais e estrangeiros.

Após um período de intensos preparativos partilhados por toda a comunidade, as ruas voltaram a estar decoradas com os tradicionais tapetes de flores campestres que foram depois percorridos pela Procissão de Aleluia onde foram exibidas muitas centenas de tochas floridas, que se ergueram ao alto ao som do refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

Nesta edição, a procissão elevou a sua emoção… a culminar as longas alas de tochas floridas, uma banda constituída por 58 músicos unia Portugal e França numa sintonia singular: aos 29 músicos da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel juntaram-se neste dia 29 músicos da banda francesa Harmonie de les Mineurs de Roche la Molière, numa deslocação a São Brás de Alportel ao abrigo o protocolo de geminação entre ambos os municípios firmado no passado dia 1 de junho e cimentado pela música.

Este ano, o cortejo teve um momento muito especial junto ao Jardim Carrera Viegas onde foi instalada uma área reservada para pessoas com mobilidade condicionada, as quais mereceram todo um acolhimento especializado, naquela que foi a primeira edição do evento inclusivo – Festa das Tochas Floridas.

Esta iniciativa dá continuidade ao projeto “São Brás Acessível para Todos”, concretizada com a parceria técnica dos parceiros: Fisio S. Brás e Casa de Repouso e Saúde de S. Brás, tendo incluído a definição de um acesso, estacionamento e recinto específicos para o efeito, e ainda apoio logístico no acompanhamento e transferência dos cidadãos em causa.

Durante toda a manhã, o Largo de S. Sebastião esteve animado com o Encontro de Sabores onde não faltaram as tradicionais amêndoas tenras de São Brás de Alportel e os folares entre muitas tentações da doçaria local. Junto ao Adro da Igreja Matriz, esteve ao longo do dia, uma Mostra de Artesanato.

Durante a tarde e como manda a tradição, o Adro da Igreja acolheu uma animada Tarde Cultural com a apresentação dos vencedores dos Jogos Florais de 2018 e do concurso de Tochas Floridas e com momentos musicais protagonizados pelo Rancho Típico Sambrasense que trouxe à festa o ritmo e a cor das danças tradicionais e pela Banda “Harmonie des Mineurs” de Roche La Molière, no Âmbito do projeto de geminação existente entre os municípios de São Brás de Alportel e este município francês – Roche La Molière – que proporcionou aos presentes um momento de grande qualidade musical, numa viagem pelos acordes franceses.

A tarde cultural terminou com a atuação da artista portuguesa, Romana.

A Festa das Tochas Floridas é uma organização conjunta da Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações e entidades locais e de toda a comunidade.

 

Por: CM de São Brás de Alportel