Estão apurados os alunos que representarão o Concelho de Loulé na Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.

A eliminatória municipal deste Concurso decorreu no dia 17 de abril, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, e nela participaram os 32 alunos apurados no primeiro momento, designado de “Prova nas Escolas”, em representação dos diferentes níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Loulé.

Os alunos participantes nesta fase do concurso foram sujeitos à realização de uma prova escrita, eliminatória, sobre as obras que estavam a concurso e, posteriormente, a uma prova oral que compreendia uma prova de leitura expressiva. As obras selecionadas para leitura nas diversas categorias foram “A maior flor do mundo” de José Saramago (1º Ciclo), “Robinson Cruso é” de Daniel Defoe (2º ciclo), “A bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki (3º ciclo) e “As cidades invisíveis” de Italo Calvino (ensino secundário).

O júri, para o 1º e 2º ciclos, foi  constituído por Rita Moreira (Biblioteca Municipal de Loulé), Ana Farrajota (Coordenadora Interconcelhia da RBE) e Maria Helena Horta (Professora Universitária Convidada). Já para o 3º ciclo e ensino secundário o júri foi constituído por Rita Moreira (Biblioteca Municipal de Loulé), Ana Farrajota (Coordenadora Interconcelhia da RBE) e Adriana Nogueira (Professora Universitária Convidada).

Os vencedores, que irão representar o Concelho de Loulé na Fase Regional, a realizar este ano em Monchique, foram: Inga Silva Férin da EB Manuel Alves, Loulé (1º Ciclo); Filipa Coelho da EB Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, Boliqueime (2º Ciclo); Ana Margarida Bota da EB Padre João Coelho Cabanita, Loulé (3º Ciclo); e António Sousa do Colégio Internacional de Vilamoura.

 

Por: CM Loulé