Os funcionários públicos terão acesso, até final do ano, a um novo simulador que lhes permitirá conhecer o valor da pensão a que terão direito e o momento em que poderão reformar-se, à semelhança do que acontece a partir de hoje (9 de maio) na Segurança Social (SS).

A garantia foi dada pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, durante a apresentação do simulador de pensões da SS, na terça-feira (8 de maio). De referir que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) tem atualmente um simulador em funcionamento, mas as funcionalidades não permitem, por exemplo, simular os anos que faltam para a idade da reforma, escreve o Público.

O objetivo criar uma ferramenta mais fácil de usar e, segundo o governante, combinar os dois simuladores para que seja possível aos trabalhadores que descontaram para a SS e para a CGA simularem a sua pensão de forma automática.

“[Também] não está ainda completamente integrado com o sistema da CGA (sistema da Administração Pública), que terá um simulador semelhante a este até ao final de 2018”, sendo a combinação dos dois “mais difícil do ponto de vista técnico”, disse Vieira da Silva, citado num comunicado do Governo.

 

Por: Idealista