O 6º Walking Festival Ameixial (WFA) voltou a ultrapassar o número de interessados em conhecer a Natureza e o Património da freguesia do Ameixial no interior do concelho de Loulé. Com um aumento superior a 25% em relação ao ano anterior, foram mais de 500 aqueles que participaram no evento entre 27, 28 e 29 de Abril.

Para além de cumprido o objectivo de promover as caminhadas e a descoberta da serra, o festival continua a contribuir para que o interior do Algarve possa melhorar a oferta do Turismo de Natureza. Assim, promoveu-se uma formação para profissionais da hotelaria sobre “Especialização de alojamentos para caminhantes” por Gonçal Portabella do Patronat de Turisme de la Diputacio de Lleida da Catalunha. Debateu-se também como “Comunicar Destinos de Natureza” com um painel de oradores convidados do Turismo de Portugal, do Turismo dos Açores, do Patronat de Turisme de la Diputacio de Lleida – Catalunha, do Instituto para o Desenvolvimento e Promoção do Alto Pirenéu e Iran (IDAPA) e da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

Outra aposta do WFA tem sido o Património local. Destaca-se a escrita do Sudoeste, que é a identidade do festival e a inspiração para a acção Paisagem e Memória, uma experiência em arte pública com a criação de uma peça de arte junto ao Monte dos Vermelhos, no percurso de Azinhal dos Mouros. A vários braços se ergueu uma obra composta por pedras que deram forma à ideia original de Leonor Pêgo, escultora de profissão, de criar algo inspirado na escrita do Sudoeste, nas eiras e nas necrópoles que marcam pontualmente a paisagem da Serra do Caldeirão. Houve ainda lugar à reabilitação e valorização de património de espaços públicos recorrendo à  cal, um trabalho da equipa da Barroca. 

Mas no WFA tudo começa com as mais de 30 caminhadas, que divergiram em percursos já sinalizados, em novas caminhadas com temáticas de aventura como a Loulé-Ameixial (a mais longa de sempre), a radical ou caminhar e remar, outras dedicadas à cultura, literatura e ao património, ou então dedicadas à participação familiar, como o passeio com o burro e com o pastor. As caminhadas inclusivas mantiveram-se no programa, dirigidas a pessoas com necessidades especiais e que envolvem a comunidade, como a realizada com o Lar de Terceira Idade do Ameixial e com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

Houve ainda tempo para workshops técnicos, várias actividades dedicadas às crianças e para relaxar, com massagens e sessões de yoga, antes de uma noite passada aos ritmos do mundo, entre música e dança, com o Trio Kilôco e Laurent Geoffroy que animaram o serão dos que pernoitaram na aldeia nos vários espaços de alojamento gratuitos disponíveis. A fonte da seiceira recebeu também um mercado de produtores locais dinamizado pelo projecto INFOAGRI que organizou uma sessão dedicada à Bolota. Alfredo Cunhal Sendim da Herdade do Freixo conversou espaçadamente sobre os benefícios e o potencial deste produto que pode ser integrado na nossa alimentação no dia-a-dia, tal como foi demonstrado no workshop “Fazer o pão de bolota”.

Nesta edição manteve-se a preocupação da sustentabilidade ambiental e a redução da pegada ecológica do evento, tendo-se surpreendido a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra com a oferta de uma acção de reflorestação no valor de 750€, a realizar no Outono deste ano, integrando a nova iniciativa promovida pelo WFA, Festivais Solidários. Por fim, destacamos os cerca de 1300 participantes em actividades ao longo do fim-de-semana, e os mais de 5 mil euros gerados para a economia local, através da organização em refeições nos estabelecimentos de restauração, que este ano contou com a Casa do Povo de Ameixial para alargar o leque de oferta local.

O WFA ambiciona continuar a divulgar os valores naturais e patrimoniais da serra junto de cada vez mais participantes e afirmar-se no plano internacional como um produto turístico, em parte resultado da integração do festival na Associação Internacional IVV e da parceria com o Gran Canaria Walking Festival. Além disso, integra o calendário do Algarve Walking Season (AWS), projecto que promove o Algarve como uma região para caminhar o ano todo.

A próxima edição do Walking Festival Ameixial terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019, e a organização caberá novamente à Cooperativa QRER, com o apoio da Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de freguesia de Ameixial, Proactivetur, Projecto ESTELA, entre outros parceiros e patrocinadores.

 

Por: Proactivetur