A Praia da Barreta - Ilha Deserta recebeu o galardão «Praia ZERO Poluição» atribuído pela ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável. Este prémio distingue as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares, não só tiveram sempre classificação «EXCELENTE» como apresentaram zero valores em todas as análises efetuadas.

A partir de dados fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Associação ZERO identificou, em 2018, 44 praias em Portugal, sendo que, na nossa praia da Barreta, nem sequer houve a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Relembre-se que, já em 2016, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu à Praia da Barreta o Certificado Internacional de 15 anos de Bandeira Azul (2002/2016, ininterruptamente).

A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e reservadas praias do Algarve. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova, em Faro (Portas do Mar) e a praia disponibiliza dois apoios balneares, com nadadores salvadores e serviço de aluguer de colmos e espreguiçadeiras, e um apoio de praia, aberto todo o ano (restaurante).

O empenho da Câmara Municipal de Faro no combate à poluição, na criação de condições balneares, na educação das gerações mais novas e na sensibilização dos utilizadores das nossas praias tem sido a base para que, juntamente com os parceiros públicos e privados, com destaque para os concessionários das praias, consigamos, ano após ano, certificar todas as nossas praias com a Bandeira Azul, tal como acontecerá este ano, a partir de 28 de junho, data em que as mesmas serão hasteadas no nosso concelho.

Este é um sinal evidente da importância que o atual executivo dedica a toda a nossa costa e que, já no ano transacto, culminou com a distinção com a Bandeira Praia Acessível para a Praia de Faro e ainda a distinção das quatro praias do concelho com o galardão Praia com Qualidade de Ouro, atribuído pela QUERCUS.

Não faltam por isso razões para que os farenses, os algarvios, e todos os turistas que nos visitam, conheçam e usufruam das nossas praias, com toda a sua qualidade, diversidade e envolvência natural, única e inesquecível.

 

Por: CM Faro