Decorreu no passado sábado, dia 28 de julho, em Altura o 5º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor «Tributo ao Povo».

A zona central de Altura, na Avenida 24 de Julho, foi o palco para mais uma edição deste encontro, que junta diferentes grupos etnográficos de várias regiões do país, num tributo aos hábitos, aos costumes, às danças, às músicas e cantares que caracterizam os territórios de um Portugal singular.

O encontro etnográfico contou com a participação do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor – Altura, Castro Marim, do Rancho Folclórico de Belas – Sintra, Estremadura Centro, do Rancho Folclórico do Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro – Viana do Castelo, Alto Minho, e do Rancho Folclórico dos Moleanos – Alcobaça, Alta Estremadura. Os grupos foram subindo a palco, representando o património cultural tradicional das regiões representadas.

Nesta, que foi a 5ª edição do evento, a figura popular em destaque foi a figura das “Candongueiras”, expressão usada para designar as pessoas que se dedicavam ao contrabando. Este tema foi escolhido para relembrar um papel social em épocas ditatoriais ou de escassez, como na ditadura salazarista em que se contrabandeava, pelo Rio Guadiana, café, amêndoa, farinha, ovos, grão, feijão, açúcar, entre outros bens de subsistência.

A Associação Cultural Amendoeiras em Flor, organizadora deste evento, é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu no seio de um grupo de amigos com objetivos comuns ao desenvolvimento de atividades e promoções da cultura presentes neste município e nesta região.

Esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim e com o apoio da junta de Freguesia de Altura, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação Inatel, bem como o apoio de muitos comerciantes locais.

 

Por: CM Castro Marim