Representantes do Município estiveram no dia 29 de novembro, em Estarreja para receber uma das 47 Bandeiras Verdes ECOXXI atribuídas na edição de 2018 deste galardão ambiental.

Lagos garantiu a obtenção do galardão/bandeira verde ECOXXI após ter alcançado uma pontuação global de 66,1% nos índices de sustentabilidade, superando os resultados registados no ano anterior. Destacaram-se indicadores como os relativos à “Informação disponível aos munícipes”, “Certificação de Sistemas de Gestão” e “Qualidade de água para consumo humano”, em que a pontuação obtida foi muito próxima do valor máximo possível.

O Projeto ECOXXI 2018 é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através da qual se procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações desenvolvidas localmente pelos municípios, considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. A participação no programa é voluntária, cabendo a cada município a decisão de apresentação da sua candidatura, sendo que Lagos participa desde a primeira edição.

A cerimónia deste ano teve a presença do presidente da Câmara anfitriã, dos representantes da Associação Bandeira Azul da Europa e da coordenação do programa ECOXXI. Durante a sessão foram apresentados diversos projetos e desafios para os municípios, assim como partilhadas algumas boas práticas de sustentabilidade já implementadas.

Mais informação sobre este programa disponível em www.ecoxxi.abae.pt

 

Por: CM Lagos