Sexta, 22 de Março de 2019 |
A Câmara Municipal de Monchique acaba de conquistar o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

11:39 - 19/12/2018     115 visualizações MONCHIQUE
Imprimir
Na perspetiva da prestação de serviços básicos de excelência, a ERSAR atribui os «Prémios dos serviços de águas e resíduos» às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor:

a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Neste âmbito, todos os anos são avaliadas 435 entidades gestoras.

Entre os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" são atribuídos Selos de Qualidade, em vários temas às entidades gestoras que se distinguem pela excelência dos seus serviços.

Na edição de 2018, a Câmara Municipal de Monchique, entre um leque de 84 outras entidades, foi distinguida com este "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano".

Esta prestigiante distinção, para além do significativo investimento no setor por parte deste município, decorre das apertadas exigências que regulam a sua atividade.

No campo do tratamento e distribuição da água para consumo, a Câmara Municipal de Monchique garante a sua excelência através de análises regulares a todos os parâmetros com maior probabilidade de contaminação da água e verifica o teor de desinfetante (cloro) residual, no sentido de garantir a máxima qualidade do produto que disponibiliza aos seus clientes. Além disso, complementa o controlo de qualidade da água com a verificação regular de todos os indicadores microbiológicos e químicos que é necessário manter nos níveis legalmente determinados. O plano de monitorização está devidamente aprovado pela entidade reguladora, as análises são realizadas por laboratórios credenciados para o efeito e os resultados têm comprovado que a água apresenta uma excelente qualidade, conforme se pode verificar pelos resultados divulgados regularmente em http://www.cm-monchique.pt/pt/menu/222/distribuicao.aspx.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Monchique fez um esforço enorme nos últimos anos para pôr fim a um cenário terceiro-mundista que registava há cerca de 7/8 anos, altura em que tinha populações em várias zonas do concelho sem fornecimento público de água e saneamento básico, registando até várias multas por incumprimentos pois os esgotos eram encaminhados para as ribeiras do concelho.

Depois de um investimento de cerca de oito milhões de euros em infra-estruturas nos sectores do saneamento e abastecimento em todo o concelho, encontra-se agora em desenvolvimento mais um conjunto de obras no valor de dois milhões de euros, com vista a fechar este ciclo de investimentos, que resultaram do aproveitamento dos fundos no âmbito dos programas operacionais POVT e POSEUR.

Registe-se ainda que este tem sido um setor com grande relevância nos últimos anos para este município serrano conhecido pelas suas ricas e frescas águas mas que tem marcado também a sua ação pela constante valorização deste importante recurso através dos seus 45 furos verticais e horizontais dos quais extrai a água que distribui à sua população.

A Câmara de Monchique foi pioneira na execução de um projeto de recarga induzida de aquíferos, no âmbito do projeto europeu LIFE, sob o financiamento do programa AdaPT, com o objetivo de melhorar a resiliência das captações municipais, face aos riscos das alterações climáticas. Este a que chamou Sowamo - semear água na serra de Monchique’ constitui-se como um projeto inovador de combate às alterações climáticas e já foi premiado a nível europeu.

Na reunião ordinária do Executivo municipal desta semana, Rui André chamou todos os Funcionários do setor das águas e saneamento e reconheceu publicamente o trabalho desenvolvido por esta equipa que, apesar de pequena tem realizado de forma exemplar as suas funções, do canalizador ao pedreiro, do encarregado ao engenheiro, todos têm a sua quota parte no sucesso e resultados agora alcançados e por isso o presidente da câmara quis reconhecer e partilhar publicamente este prémio com os seus principais responsáveis, fazendo votos de que a qualidade do serviço que prestam à população seja sempre a motivação do seu trabalho diário.

 

Por: Município de Monchique

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos