Quarta, 16 de Janeiro de 2019 |
PEER COMMUNITY IN

12:48 - 10/01/2019     54 visualizações FARO
Imprimir
No próximo dia 15 de janeiro, às 10h00, realiza-se na Sala de Seminários da Reitoria a apresentação do projeto Peer Community In (PCI).

PCI (https://peercommunityin.org) é uma organização científica, sem fins lucrativos, que visa criar comunidades específicas de investigadores para rever e recomendar, de forma gratuita, preprints inéditos, isto é, artigos não publicados e depositados em arquivos online abertos (comoarXiv.org e bioRxiv.org).

Cada PCI (Biologia Evolutiva, Ecologia e Paleontologia) é constituído por um grupo de várias centenas de “recomendadores” que desempenham a função de editores baseados na revisão por pares de forma a constituírem artigos completos, confiáveis e citáveis, sem necessidade de serem publicados em jornais “tradicionais” (embora os autores possam submeter os seus pre-prints recomendados a esses jornais).

As avaliações e recomendações feitas por um PCI são gratuitas. Quando um “recomendador” decide recomendar uma pré-impressão, escreve uma recomendação que é um texto publicado junto com toda a correspondência editorial (comentários, decisões de recomendação e respostas dos autores).

A pré-impressão não é publicada pela PCI, permanece no servidor de pré-impressão, onde foi inicialmente postada pelos autores. A primeira comunidade de pares lançada em 2017 foi a de Biologia Evolutiva (PCI Evol Biol) que conta com quase 400 “recomendadores” e, entretanto, foram lançadas a PCI Paleontologia e a PCI Ecologia, em janeiro de 2018.

A Peer Community In será representada por Thomas Guillemaud que se desloca a Portugal para esta divulgação, nomeadamente na Universidade do Porto e na Universidade de Lisboa (FCUL) e também na Universidade do Algarve.

 

Por: UAlg

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos