por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Entre os 40-50 anos, as mulheres (por norma) entram numa etapa de transição com o nome de Menopausa, nesta altura existe uma diminuição na produção de estrogénios e consequentemente começam a surgir uma série de sintomas e desconfortos fisiológicos e psicoemocionais: instabilidade emocional, insegurança com a imagem, menor lubrificação vaginal, menor líbido, incontinência urinária, afrontamentos e suores noturnos, aumento da gordura corporal em especial no peito e ancas, etc. Por outro lado existe maior risco de aparecimento de algumas doenças: Hipercolesterolemia, Hipertensão, Osteoporose, Obesidade e Cancro da mama.

Para atenuar aconselho-a a ter um estilo de vida ativo (30 a 60min. diários de exercício aeróbio) e uma alimentação adequada:

1. Sopa de hortícolas como 1º prato ao almoço e jantar – ajudam a regular o peso e o colesterol

2. Alimentos integrais e leguminosas – promovem a saciedade e regulam o colesterol

3. Peixes gordos - previnem o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, cancro, reforçam a capacidade cognitiva e favorecem a absorção de cálcio

4. Frutos gordos – previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares e osteoporose

5. Soja – Substituto da carne/peixe/ovo no prato. Pode ser consumida em rebentos, desidratada, leite, iogurtes, tofu As isoflavonas são importantes para reduzir a sintomatologia da menopausa, nomeadamente os afrontamentos. Uma revisão sistemática recente refere que o consumo de isoflavonas de soja está associado a uma pequena redução do cancro de mama pós-menopausa.

6. Produtos lácteos magros – previnem a perda de massa óssea

7. Fruta rica em antioxidantes - experimente a consumir fruta de cores variadas, terá hipótese de consumir diferentes vitaminas e antioxidantes

8. Consuma 30ml de água por kg de peso e algumas infusões sem adição de açúcar.