Terça, 23 de Julho de 2019 |
Interações

19:00 - 09/02/2019     286 visualizações OPINIÃO
Atualizado em: 09/02/2019
Imprimir
por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Todas as substâncias ingeridas (plantas, alimentos) podem interagir com fármacos, alterando a sua capacidade de ação, assim como a sua concentração. Isto é, pode reduzir ou inibir (efeito antagónico), dobrar (efeito sinérgico) ou até provocar um choque anafilático ou até a morte (efeito tóxico), colocando em causa a eficácia do fármaco ou até estimulando os seus efeitos adversos.

Apresento-vos algumas interações conhecidas no Observatório de Interações Planta Medicamento da Universidade de Coimbra:

 

ANALGÉSICOS:

- Planta do chá – efeito sinérgico

 

ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS

- Planta do chá – efeito antagónico devido à cafeina

- Valeriana ou Erva-Cidreira – efeito sinérgico

- Hipericão – pode ocasionar Síndrome Serotoninérgica com antidepressivos e antagonizar ansiolíticos

- Passiflora – efeito sinérgico com ansiolíticos

- Abacate OU outros alimentos ricos em Tiramina – Provoca crises de hipertensão com antidepressivos Inibidores da MAO)

- Camomila, Açafrão das índias, Alcaçuz, Cardo Mariano, Centelha Asiática, Dente de Leão, Ginkgo Biloba, Lavanda, Mangostão – Altera o efeito

 

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (ex. Aspirina)

- Ginkgo Biloba – efeito sinérgico, risco de hemorragia

 

ANTICOAGULANTES

- Açafrão das Índias ou Alho ou Camomila ou Funcho ou Aloe Vera ou Cardo Mariano + Anticoagulantes - efeito sinérgico, risco de hemorragia

- Planta do chá – Risco tromboembólico

 

ANTI-HIPERTENSORES

- Alho ou Gengibre – efeito sinérgico

 

CONTRACEPTIVOS ORAIS

- Hipericão ou Planta do chá – efeito antagónico

 

HIPOGLICEMIANTES

- Gengibre ou Ginkgo Biloba ou Ginseng – efeito sinérgico

 

ANTIARRÍTMICO (ex. Amiodarona)

- Sumo da Toranja - efeito tóxico, pode ser fatal

De salientar que as quantidades e controlo de qualidade e de segurança dos produtos são primordiais. Deve estar alerta para os ingredientes dos produtos que compra, nem que seja um simples pacote de chá; apesar de ser um “produto natural” poderá causar-lhe “dissabores” e por isso não deve consumi-lo indiscriminadamente.

 

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos