Tavira comemora, no dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde sob o tema «Cobertura de Saúde Universal». A data é assinalada com a realização de uma marcha corrida, pelas 09h00, nos Estorninhos (Conceição), a qual insere-se no Todos a Caminhar, programa de promoção de atividade física promovido pelo Município de Tavira.

A ação visa alertar para a importância do exercício físico, da alimentação saudável, assim como para os malefícios e as consequências do consumo do tabaco. A iniciativa contempla, ainda, a avaliação de monóxido de carbono nos fumadores.

A celebração deste dia, em Tavira, trata-se de uma organização da UCC Talabriga, a qual conta com a colaboração da autarquia tavirense e da equipa regional do Programa de Prevenção e Controlo do Tabagismo do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve.

A UCC Talabriga, como unidade integrante dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), tem por missão a contribuição para a melhoria do estado de saúde da população do concelho, através da promoção da saúde, prevenção da doença e a prestação de cuidados de saúde de proximidade, no domicílio e na comunidade, a indivíduos, famílias e grupos vulneráveis, assentes nos padrões de qualidade técnico-científica ao seu dispor e promovendo a acessibilidade, equidade e satisfação dos utentes com a finalidade de obter ganhos em saúde.

 

Por: CM Tavira