A Voz do Algarve, foi de encontro ao Mestre Daniel M. Coelho, recém-chegado de Tóquio, com a equipa de atletas que participou na 9ª Edição do Campeonato Internacional de Karate Shitoryu, para saber da satisfação pelos resultados obtidos no Campeonato.

A União Shitoryu Portugal (USRP) obteve na 9ª Edição do Campeonato Internacional de Karate Shitoryu, um dos melhores resultados de sempre para a modalidade, no fim-de-semana de 16 e 17 de março de 2019, em Tóquio no Japão:  três medalhas de ouro, uma medalha de bronze e ainda seis 5° classificados.

Vários jovens atletas do Karate Clube de Loulé e do Quarteirense bem como do Karate Clube Albufeira, entre os 12 e os 17 anos de idade, sagraram-se campeões nas suas respetivas categorias.

Este evento mundial, organizado pela Word Shitoryu Karatedo Federation, já vai na sua 9ª edição e realizou-se, no mítico pavilhão Tóquio Budokan, uma instalação desportiva inteiramente dedicada às artes marciais e situada no coração da capital do Japão, Tóquio. 

Esta prova, considerada uma das mais relevantes a nível internacional na modalidade, contou com a participação de mais de mil atletas, vindos de trinta e sete países membros da World Shitoryu Karatedo Federation. 

No evento foi ainda destacado o papel preponderante do Karate no panorama desportivo internacional, sendo que a modalidade fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, já no próximo ano de 2020. 

 

VA- Quantos atletas algarvios estiveram na 9ª Edição do Campeonato Internacional de Karate Shitoryu em Tóquio e quantos países participaram no Campeonato?

DC- No total, estiveram 14 atletas algarvios e participaram neste campeonato 37 países.

 

VA- Como surgiu a oportunidade de participar neste campeonato em Tóquio?

DC - A União Shitoryu Portugal (USRP) é filiada na World Shitoryu Karate-do Federation, e participa regularmente desde 1996 nas provas que esta federação organiza.

 

VA- Quais eram as metas inicialmente previstas para a prova? Quantas medalhas arrecadaram?

DC -Tínhamos definido como objetivo ter todos os atletas a subir ao pódio. Conseguimos quatro medalhas, três de primeiro e uma de terceiro lugar, e também conseguimos seis 5tº lugar, (foram atletas que estiveram a disputar a medalha de terceiro lugar mas que perderam), todos os atletas que estiveram em prova, tiveram excelente desempenho, esta competição tem um nível muito alto.

 

VA- O que sentiu como treinador perante tão bons resultados a nível internacional?

DC- Senti um orgulho muito grande em todos eles, medalhados ou não, porque vi que deram o seu melhor. Já estou habituado aos excelentes resultados dos atletas da USRP, na nossa equipa temos sempre atletas que são dedicados, trabalhadores, humildes, e excelentes alunos na escola e com um forte espírito de equipa e de união entre eles, essas características contribuem para que estejam focados em conseguir excelentes resultados desportivos. A Maioria deles, tem já, muita experiência em competições a nível nacional e internacional e por isso estiveram bem, estiveram à vontade.

 

VA- Quantos dias no total, durou o Campeonato?

DC- De campeonato foram três dias. Mas contando com a deslocação, foram 11 dias, um evento deste género temos de contar sempre com a viagem, esta viagem para o Japão é longa, temos que contar também com o período de estágio e de treinos, reuniões, formações, a competição e o regresso a casa.

 

VA- A nível Técnico, quem acompanhou os atletas?

DC- Os atletas foram acompanhados por mim e por outro treinador, o Jorge Baptista da USRP.

A comitiva da USRP, de longe uma das maiores de sempre esteve composta por catorze atletas, dois treinadores, um árbitro e um delegado. Além da comitiva oficial, vários familiares e apoiantes dos atletas da USRP fizeram questão de os acompanhar nesta missão ao outro lado do mundo, sendo que o apoio dessa claque informal se fez sentir aquando da realização das provas.

 

VA- Portugal estava representado por outras regiões, só estava presente o Algarve ou apenas o concelho de Loulé?

DC- A União Shitoryu Portugal levou na comitiva, atletas do Concelho de Loulé (Karate Clube Loulé e Quarteirense) e do Concelho de Albufeira (Karate Clube Albufeira).

 

VA- Qual a satisfação dos atletas ao receber tantas medalhas?

DC - Os atletas estavam muito contentes a alegria era visível em toda a equipa, foram combates muito difíceis, e terem conseguido subir ao pódio, numa competição tão importante, foi muito significativo para eles. A Beatriz Cavaco (Karaté Clube de Loulé), em kumite 16-17 anos; a Catarina Gonçalves (Karaté Clube de Loulé), em kumite 14-15 anos, e o Jesse Velosa (Quarteirense), em kumite 12-13 anos, conquistaram medalhas de ouro nas respetivas categorias, a Sofia Ferro (KCL), em kumite 12-13 anos, alcançou uma medalha de bronze.

 

VA- Podem estes resultados potenciar a adesão à prática do karate no Concelho de Loulé e até no Algarve?

DC- Sim sem dúvida, já está a potenciar, só na última semana, já recebemos muitos pedidos, de atletas interessados em praticar karate.

 

VA- Como treinador, como vê o futuro desta modalidade, quantos atletas treina regularmente?

DC- O Karate está mais do que nunca, a passar por um excelente momento e tornou-se popular em todas as faixas etárias. O Karate é modalidade olímpica para o ano em Tóquio 2020, é um desporto que está muito bem organizado a nível federativo e socialmente é muito bem visto.

 

VA- Que planos para o futuro, já estão a pensar no próximo torneio?

DC- Sim, estivemos no Campeonato Regional Sul de Infantis, Iniciados e Juvenis em Portimão no dia 23 março e iremos estar no dia 7 de abril em Madrid em um torneio europeu de Karate Shitoryu. Depois, iremos ao Campeonato Nacional de Infantis, Iniciados e Juvenis perto de Coimbra. A USRP tem um plano de atividades que se inicia a 1 setembro e termina a 31 julho que contempla na sua maioria competições e formações.

 

Nathalie Dias