Segunda, 22 de Julho de 2019 |
Semana Intercultural de Portimão volta a promover o diálogo entre culturas

09:03 - 24/05/2019     117 visualizações PORTIMÃO
Imprimir
Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver mais uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 a 29 de maio, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

A Semana tem início com os mais novos que serão desafiados a viver a diversidade através de “ESTÓRIAS DO MUNDO E DE TODOS”, através da leitura do livro “ A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw no dia 25 de maio, pelas 16h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, enquanto que no dia 28 de maio esta história será explorada pelas crianças de algumas instituições do município.

Esta é uma história destinada a crianças entre os 4 e os 10 anos que conta as aventuras de uma ovelhinha preta e como esta salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.

O fim de semana ficará marcado pelo “III Encontro de Culturas”, um espetáculo de música, dança e cultura de vários cantos do mundo promovido pela associação A CAPELA- que terá lugar no auditório do Museu de Portimão a partir das 19h00,  com a participação do Estúdio “Mixdance” da C.A.P.E.L.A; BayanMix de Albufeira entre outros, num momento de interculturalidade por excelência.

A 28 de maio, a celebrar o Dia dos Vizinhos, tem lugar a Festa da Boa Vizinhança que, a partir das 15h00, fará do Centro Comunitário da Cruz da Parteira o ponto de encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município para uma tarde de baile e caracolada, num ambiente de grande convívio e animação.

A 29 de maio celebra-se o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural com  a entrega de Títulos de Residência aos alunos abrangidos pelo projeto “O SEF vai à Escola”, um programa de intervenção para a regularização documental de menores estrangeiros em situação irregular que frequentam a escola oficial em Portugal e que faz parte do Contrato Local de Segurança de Portimão. A cerimónia terá lugar em local e hora a anunciar.

Por estes dias a associação C.A.P.E.L.A.- Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos estará de portas abertas ( sito na Urb. Do Pimentão, lote 6, cave dto- tel:282495583) para todos os migrantes que queiram conhecer o seu espaço de as suas atividades. Fundada a 25 de fevereiro de 2005  por iniciativa dos imigrantes de Leste, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, com vista a responder à necessidade de aprendizagem da língua portuguesa atualmente este Centro é um local de referência para os imigrantes que aqui encontram apoio para a resolução de muitos dos problemas inerentes à sua vida, constituindo uma das maiores associação na região do Algarve com 1811 membros associados de 28 nacionalidades. Refira-se ainda que, pelo contributo da Associação na integração dos imigrantes na comunidade Portimonense e pelo trabalho SociaL e Humanitário desenvolvido foi distinguida pela Câmara Municipal de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal.

A Semana Intercultural de Portimão surgiu no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante e marca a agenda anual de atividades do CLAIM Portimão- Centro Local de Apoio e Integração de Migrantes, numa aposta clara do Município numa  política de inclusão para “bem” acolher, assumindo-se cada vez mais como uma cidade tolerante e solidária para com os migrantes de mais de 60 nacionalidades diferentes que aqui vivem e trabalham.

 

Por: CM Portimão

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos