O PSD de São Brás de Alportel de forma construtiva e positiva apresentou através dos seus eleitos da Assembleia Municipal algumas propostas para a valorização do maior certame do concelho, a Feira da Serra, podendo as mesma ser lidas abaixo em detalhe, esperando que sejam tidas em consideração pelo executivo municipal a tempo inteiro,..

... acreditam este poderá ser o primeiro passo para sejam as características pretendidas por todos os que a visitam e não se desvirtue para apenas mais um Festival como tem sido a tendência.

Os eleitos do PSD manifestaram na Assembleia Municipal, de 03 de Dezembro último, algumas considerações e preocupações com o atual modelo da Feira da Serra, que consideram esgotado e com uma considerável quebra de identidade. Verifica-se uma estagnação do número de visitantes, uma diminuição no impacto económico, para além do aumento dos gastos em 52% de 2016 para 2018 e tendo em 2018 registado um défice de 64%, o que consideramos um dispêndio enorme no erário público, contrariando a gestão rigorosa declarada pelo Sr. Presidente de Camara.

Apresentadas essas considerações a bancada do PSD, de forma construtiva e produtiva, comprometeu-se a apresentar propostas concretas que viabilizassem a inversão desta situação, contribuindo para que o maior evento do nosso concelho se possa realizar durante muitos anos e com a maior proficuidade possível para a economia local.

Sendo certo que não existirão modelos perfeitos, nem propostas definitivas, importa que este tema seja discutido e que se faça um levantamento do maior número possível de propostas, considerando esta bancada que esta discussão deve ser tão abrangente e alargada quanto possível, envolvendo todas as cores políticas, associações e coletividades, comerciantes locais e demais agentes económicos e restante sociedade civil.

Aproveitando esta oportunidade, queremos apresentar algumas propostas, pese embora cientes de que o nosso trabalho e responsabilidades sobre esta matéria de modo algum se considerem aqui esgotados:

A primeira proposta vai no sentido da comissão organizadora passar a incluir membros externos à Câmara e ao executivo, designadamente representantes de associações com participação activa e ainda um representante nomeado por cada um dos partidos, com assento na Assembleia Municipal, contribuindo assim para uma maior transparência no processo.

A segunda proposta, que resulta de alguns contactos e diligências que realizámos, prevê a deslocação dos stands de artesãos e produtores locais para uma zona de acesso gratuito aos visitantes, passando a compra do ingresso a ser destinada ao público que procura exclusivamente a animação e a gastronomia, por norma bem diferente do público que pretende conhecer os hábitos e costumes assim como adquirir produtos locais. Salvaguardamos, contudo, que esta medida poderá não ser consensual, pelo que a sua eventual replicação deverá ser previamente auscultada junto de todos os intervenientes em causa.

A criação de um espaço dedicado à Nacional 2, com stands representativos dos diversos municípios, promovendo por um lado a Feira da Serra nos municípios participantes, o que alavancaria a sua divulgação, e por outro aumentando a receita por via da participação destes, potenciando São Brás de Alportel como um dos concelhos mais relevantes desta rota com uma iniciativa pioneira.

A monitorização dos visitantes, a realizar na bilheteira, solicitando o código postal dos mesmos com carácter estatístico, para que futuramente se possam direcionar ações promocionais e de divulgação.

A criação de um ingresso especial para visitantes, designada por “VENHA & VOLTE”, que permita aos adquirentes descontos no comércio local, alojamento e restauração (aderentes), com uma validade de 12 meses.

A criação do “Bilhete Residente” que permita aos São-Brasenses a entrada no certame por um valor mais acessível, com descontos nos vários expositores e restauração, para que todos possam tirar maior partido daquele que é o maior evento do Concelho, assim como beneficiando os São-Brasenses com menor poder económico.

Confiantes que estas propostas poderão ser uma boa base de partida para que a nossa Feira da Serra possa voltar a ter o impacto e a preponderância económica que se pretende, aguardamos conhecer as propostas das outras bancadas que se disponibilizaram e comprometeram com a sua apresentação.

Não obstante o que aqui expusemos, a bancada do PSD aproveita para desejar que a edição deste ano seja um sucesso, por forma a contribuir positivamente para a promoção do concelho e da sua economia.

 

PSD de São Brás de Alportel