Christos Stylianides, Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, está em Portimão nos dias 1 e 2 de agosto para um conjunto de visitas, um diálogo com os cidadãos e inauguração da mostra «EU Saves Lives».

No dia 1 de agosto, às 15h00, o Comissário Stylianides, acompanhado por Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, visita o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde se situa o posto de controlo do sistema de aviso à população para o risco de tsunamis, que está a ser instalado na costa, onde serão apresentados os esforços portugueses para montar sistemas de aviso e alerta e medidas de prevenção.

O responsável passará ainda pelo quartel dos Bombeiros de Portimão, cujos trabalhos de melhoria em curso são financiados pelo Fundo de Coesão da União Europeia, visitando a partir das 16h45 o posto de comando instalado no festival Afro Nation, que decorre de 1 a 4 de agosto na Praia da Rocha.

Às 18h30, Christos Stylianides será um dos oradores do «Diálogo de Cidadãos» sobre proteção civil e o sistema rescEU, juntamente com Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, Isilda Gomes e Richard Marques, Coordenador Municipal de Proteção Civil. O diálogo decorre até às 20h00 na zona ribeirinha, em frente ao Museu de Portimão, e é aberto a quem deseje participar ativamente na troca de ideias e fazer perguntas aos oradores.

 No dia 2 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00, o Comissário Stylianides, o ministro Eduardo Cabrita, a presidente Isilda Gomes e os vários membros da Comissão Municipal de Proteção Civil participam em várias visitas na freguesia de Mexilhoeira Grande, com o seguinte programa:

0h15 – Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP)

11h00 – Trabalhos de prevenção estrutural no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios

11h15 – Implementação, no território municipal, dos Programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras»

11h30 – Meios e recursos do dispositivo de resposta, pré-posicionados em locais estratégicos do concelho

12h00 – Recursos tecnológicos de comando e controlo, bem como de apoio à decisão

O ponto de encontro está marcado para as 10h00 junto ao Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições, de onde sairá um autocarro ao dispor dos jornalistas, com regresso previsto para as 13h00.

Mais tarde, às 19h00, Christos Stylianides participa na inauguração da exposição itinerante «EU Saves Lives» no centro comercial Aqua de Portimão. O evento, aberto ao público, inclui uma conversa entre o Comissário, o ministro Cabrita, a autarca de Portimão, Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e o sargento António Vieira (GNR e participante de missões Frontex), moderada pela jornalista Catarina Marques Rodrigues. Esta conversa é seguida do momento de inauguração e de declarações à imprensa, pelas 19h45.

A exposição, de entrada gratuita, estará patente no Aqua de 2 a 11 de agosto. O pavilhão de realidade virtual inclui o teste «Como reagir em caso de emergência» e informação sobre as missões globais de ajuda humanitária da União Europeia. 

 

Por: CM Portimão