Sábado, 24 de Agosto de 2019 |

Warning: Missing argument 1 for add_view(), called in /home/avozdoal/public_html/detalhe.php on line 24 and defined in /home/avozdoal/public_html/detalhe.php on line 7
Apelido Figueira

10:10 - 10/08/2019     148 visualizações OPINIÃO
Atualizado em: 10/08/2019
Imprimir
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Figueira(s) veio do país vizinho por diversas ocasiões (fig. brasão). Felgueira Gaio (1678) inicia a geração em Diego de Higuera, Moçárabe de Toledo, provavelmente de La Higuera:

- Álvaro Dias de Higuera, filho de Diego, foi defensor de Toledo, do lado de Al-Qádir, seu último Rei Muçulmano, quando da reconquista por D. Afonso V em 1085.

- Pedro Álvares de Higuera, filho do anterior.

- Miguel Perez de Higuera foi filho de Pedro.

- Domingos Miguens de Higuera foi filho de Miguel.

- Pedro Domingues de Higuera, filho de Domingos, foi notário-mor de Toledo, em cerca de 1250…

- Afonso Perez de Higuera foi filho de Pedro Domingues e pai de Pedro Afonso.

- Pedro Afonso de Higuera, construiu o hospital da Conceição, enquanto alcaide-mor de Toledo e foi morto pelo Rei de Castela D. Pedro “o Cruel” (1350-69).

- Gonçalo Afonso de Higuera foi filho de Pedro.

- Afonso Gonzalez de Higuera, filho de Gonçalo.

- Garcia Afonso de Higuera foi filho de Afonso.

- Fernan Garcia de Higuera foi filho de Garcia.

- Álvaro Fernandez de Higuera, filho de Fernão, foi secretário dos Reis de Castela D. João II (1406-54) e D. Henrique (1454-79).

- O bacharel Lopo de Higuera, filho de Álvaro, foi casado com Isabel Dias Tamayo (filha de Gonçalo Dias Tamayo). No ano de 1485 homiziou-se em Braga por morte de homem praticado em Alcalá de Henares (Toledo), tendo sido naturalizado por D. João II em carta datada de 1486. Em 1600 tirou-se em Toledo instrumento de testemunhas qualificadas e nele se mostra que Lopo de Higuera fora nobre e limpo de sangue…

Outro da família, Gonçalo Figueira, veio de Castela para Lisboa com o Conde Fernando de Castrojeriz, no reinado de D. Fernando (1367-83). Gonçalo foi pentavô de João da Cunha, meirinho de Loulé, pelo seu alcaide-mor, o qual enviuvou em 1589 de Maria de Sousa (filha de Lopo de Sousa e de Joana Canto e Castro).

João Figueira, casado com Beatriz Gomes, em cerca de 1580, foi o primeiro do apelido que se encontrou no Algarve, na freguesia de S. Tiago de Tavira…

 

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos