A equipa do Serviço de Psiquiatria da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve promove um conjunto de atividades no âmbito do evento «Setembro - Mês da Prevenção do Suicídio».

As iniciativas arrancam a 18 de setembro no Cineclube de Faro com um Ciclo de Cinema e Tertúlia que contempla a projeção dos filmes temáticos: «As Horas» (dia 18 - 21H30), «Um guia para um final feliz» (dia 22 - 15H10) e «Um homem singular» (dia 26 - 21H30).

Com o objetivo abordar a temática do suicídio, falar sobre prevenção, promover comportamentos saudáveis e apresentar os recursos disponíveis na comunidade na área da Saúde Mental, a equipa multidisciplinar do Serviço de Psiquiatria promove no dia 20 de setembro, pelas 10H00, nas instalações da Instituto Português da Juventude, em Faro, uma mesa redonda com o tema «Sorrir para a Vida».

Aberta à população em geral e com inscrições gratuitas |aqui| a iniciativa conta com a participação de Marta Brás, da Universidade do Algarve,  Mónica Inácio, da Asmal, bem como de representantes da Associação Voz da Esperança e elementos da equipa multidisciplinar do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Ainda no dia 20, às 13H45, e integrada no programa das Jornadas do Internato Médico do Algarve, os médicos Pedro Ribeiro e Patrícia Marta, internos do Serviço de Psiquiatria, apresentam o tema «Burnout Médico», na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

O programa integra ainda duas iniciativas lúdicas ao ar livre, nomeadamente uma aula de zumba, que decorre no dia 21, e uma sessão de yoga, agendada para 28 de setembro. Ambas as iniciativas têm início às 10H00 no Passeio Ribeirinho de Faro, junto ao Teatro das Figuras.

 

Por: Chalgarve