Semana Europeia da Mobilidade arranca com anúncio de novos projectos

A Câmara Municipal de Faro está focada em melhorar a mobilidade no Concelho, através de implementação de um conjunto de projetos, obras e iniciativas que vão transformar a forma como os farenses se deslocam. Esta foi a grande ideia que saiu da conferência de abertura da Semana Europeia da Mobilidade que teve lugar esta segunda-feira, dia 16 de Setembro, no Salão Nobre do Município. 

Pela primeira vez, o Município participa em pleno nesta semana europeia que tem como mote «Caminha Connosco» e que pretende evidenciar que caminhar e pedalarem segurança traz muitos benefícios, quer para a saúde quer para o meio-ambiente, bem como para a qualidade da vida em comunidade. 

A participação do Município traduz-se em três vertentes: a organização de uma semana de iniciativas de promoção de novas formas de mobilidade, a organização do Dia Mundial sem Carros, no dia 22, Domingo, limitando o uso de carros numa área da cidade e, ainda, através da implementação de iniciativas ao longo de todo o ano. 

Na sessão de apresentação estiveram presentes o Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, o Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Francisco Soares, o Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), José Manuel Caetano, o Presidente da União de Freguesias de Faro, Bruno Lage e a Vereadora da Câmara Municipal de Faro com o pelouro da Mobilidade, Sophie Matias. 

Francisco Soares, Diretor do Agrupamento Pinheiro e Rosa destacou a importância que iniciativas deste género têm para motivar a sociedade a mudar hábitos de mobilidade. Deu como exemplo o agrupamento que dirige, em que uma grande quantidade de professores e alunos já se deslocam para a escola de bicicleta e onde foi implementado um projeto de incentivo a essa prática, através da oferta de um lanche a quem o fizer. 

Bruno Lage, Presidente da União de Freguesias de Faro revelou a prioridade que tem procurado dar ao tema, dando como exemplo a implementação de mais de duas dezenas de parques para bicicletas ao longo de toda a cidade que, confirmou, estão a ter uma utilização bastante elevada. Já o Presidente da FPCUB realçou a excelente parceria que tem sido estabelecida com o Município de Faro, onde diz sentir «uma grande vontade de implementar projetos que vão de encontro às novas formas de mobilidade». O dirigente associativo deixou ainda o mote, vincando que é sua convicção que, depois desta semana, ambas as entidades voltarão a dar novos impulsos aos projetos em curso. 

A Vereadora da Mobilidade da Câmara de Faro, Sophie Matias salientou o facto de o Município estar a fazer um esforço no sentido de pôr em prática ações concretas no terreno que resultam da aprovação, em 2018, do Plano de Mobilidade e Transportes, o mais avançado do género na Região. Para a autarca, o desafio é «trazer Faro para a vanguarda europeia no que respeita à mobilidade inteligente, à descarbonização e aos modos suaves de transporte, o que vamos fazendo com passos firmes e calculados». Por isso, revelou, está para breve a implementação de novas vias e ciclovias na cidade e de um sistema de bicicletas partilhadas – que se junta ao movimento das trotinetas partilhadas, já em funcionamento com assinalável êxito desde Fevereiro de 2019. 

A terminar a sessão, o Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, mostrou a sua satisfação por Faro se estar a posicionar ao nível das melhores práticas nestas matérias, mas reconheceu que este é um trabalho longo que deve ser incentivado todos os dias. Neste sentido elencou um conjunto de projetos que estão em curso, em diferentes fases, como a criação de ciclovias, projetos de requalificação e criação de zonas pedonais e as designadas «zonas 30», melhoria da sinalética, instalação de mais postos de carregamento de veículos elétricos e melhoria de infra-estruturas, nomeadamente pavimentos e passadeiras e ainda a eliminação de barreiras arquitectónicas. 

A semana europeia da mobilidade decorre até ao próximo dia 22 de Setembro e o seu programa, as diversas iniciativas e projetos.

Por: CM Faro