No próximo dia 27 de setembro, vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal José Saramago a exposição de pintura «Momentos» do artista espanhol Pedro Orozco, que marca assim o final da passagem por Odemira da 27ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

A inauguração da exposição está agendada para as 15.00 horas. A exposição pode ser visitada até ao dia 9 de outubro, na Biblioteca Municipal José Saramago, de terça a sexta-feira, entre as 10.00 e as 18.00 horas e aos sábados entre as 13.00 e as 18.00 horas.

Em paralelo com a exposição, o artista Pedro Orozco Tristan dinamiza um laboratório de pintura na Escola Secundária de Odemira, destinado a alunos da área de artes, que decorre entre os dias 25 e 27 de setembro. 

Pedro Orozco Tristan começou timidamente com a aguarela como meio de expressão, após muitos anos de desenho e descobriu com surpresa que, para ele, não havia uma forma melhor de criar uma composição, porque a rapidez da técnica coincidia com a velocidade com que o seu cérebro a obrigava a tornar-se realidade. Rapidamente aplicou o seu conhecimento para colocar os objetos no espaço e, por último, procurou a luz, que saía de toda a parte, e encontrou-a a rodos. O artista conta com uma linguagem própria. Nas suas aguarelas encontramos as cidades que visitou, as paisagens por onde deambulou nos últimos anos, desde os portos do Mediterrâneo, as medinas marroquinas ou os elétricos lisboetas, numa linguagem criativa, que retrata a sua relação com o meio, com as pessoas ou com as máquinas.

Odemira recebe o Festival Sete Sóis Sete Luas desde 1994, abrindo as suas portas à arte e à música do Mundo Mediterrânico e do Mundo Lusófono, com eventos gratuitos, este ano inseridos no programa Setembro Cultural.

 

Por: CM Odemira