O centro antigo de Albufeira foi o local escolhido pelo Município para realizar o I Festival de Estátuas Vivas, inaugurado no Dia Mundial do Turismo.

 Arquimedes, Pitágoras, Thomas Edison, Madame Curie, Albert Einstein, Maria Agnesi ou o próprio Leonardo Da Vinci foram algumas das 16 estátuas que animaram a Av.a da Liberdade, a Rua 5 de Outubro e o Largo Eng.o Duarte Pacheco durante o passado fim de semana. Turistas e residentes tiveram a oportunidade de conhecer os grandes cientistas e figuras de relevo ligadas ao conhecimento e que contribuíram para o avanço da civilização. 

De 27 a 29 de setembro, a baixa de Albufeira foi palco do I Festival de Estátuas Vivas. Arquimedes, Galileu, Pitágoras de Samos, Hildegard de Bingen, Leonardo Da Vinci, Fernão de Magalhães, Isaac Newton, Benjamin Franklin, Maria Gaetana Agnesi, Ada Lovelace, Dmitri Mendeleiev, Thomas Edison, Madame Curie, Albert Einstein, Arthur Eddington e Neil Armstrong foram as 16 personalidades encarnadas pelas estátuas vivas, que animaram as ruas do centro antigo de Albufeira. 

«Dedicámos esta primeira edição do Festival aos Grandes Mestres da Ciência e do Conhecimento. Para o ano escolheremos outro tema, sempre com o intuito de valorizar e embelezar esta parte da cidade», destacou o presidente da Câmara Municipal. José Carlos Rolo afirmou que «este é um dos eventos anuais que temos preparados para animar as ruas do centro de Albufeira e atrair pessoas a esta zona nobre do concelho durante a época média/ baixa». 

Na inauguração do Festival de Estátuas Vivas, o autarca e membros do seu executivo realizaram uma visita guiada, conduzida pela diretora do Centro de Ciência Viva do Algarve, Cristina Veiga Pires. A visita despertou o interesse de muitos turistas, que quiseram conhecer a história de cada uma das personalidades. 

«Com este evento quisemos trazer para a rua o legado que todas estas figuras representadas pelas estátuas vivas nos deixaram. É importante fazer chegar à população informação acerca dos nossos antepassados ligados à ciência e ao conhecimento, que tanto contribuíram para o desenvolvimento atual», explicou o presidente da autarquia. 

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e a Orquestra de Percussão «Percutunes» animaram os fins de tarde dos três dias de Festival com arruadas pelas ruas onde as estátuas vivas pousavam para o público. Quem por lá passou teve a oportunidade de participar em visitas guiadas e tirar fotografias polaroid com as suas estátuas preferidas. 

Por: CM Albufeira