CONTINGÊNCIA E PRODUÇÃO

Um festival de Cinema opera na dupla condição de satisfazer a exigência dos espectadores e proporcionar janelas de exibição competitivas e dignificantes à filmografia seleccionada.

 Não podemos apresentar outros caminhos para a próxima edição do festival que não promovam o contacto estreito, mas seguro, do público com os criadores, nem tão pouco critérios de admissão que não compreendam as novas dinâmicas de distribuição do cinema e audiovisual.

A pandemia veio impor as potencialidades digitais sob os nossos hábitos sociais, remediando-os, sem contudo conseguir substituir a aura das experiências in loco. 

Num ano atípico, tentamos olhar tanto aos direitos dos espectadores como às oportunidades e contingências que assolam os produtores e criadores.

Dessa forma a organização do festival, de forma resumida, optou pelas seguintes medidas:

O festival promoverá as suas atividades entre os dias 9 e 28 de Novembro.

É aberta até 15 de setembro uma segunda chamada de filmes, olhando às alterações regulamentares.

São agora permitidos todos os filmes concluídos desde 31 de Julho de 2019, mesmo tendo sido exibidos em televisão, VoD, streaming ou publicados online. 

As sessões de cinema decorrerão no Teatro Académico de Gil Vicente, Mini-Auditório Salgado Zenha e outras salas de Cinema da cidade de Coimbra.

As sessões dedicadas à infância, 1.º ciclo e pré-escolar, serão agendadas em contacto estreito com os agrupamentos escolares nas suas instalações.

Procura-se minimizar os pontos de contacto desta comunidade com membros exteriores às suas rotinas.

As sessões dedicadas à população Sénior serão, da mesma forma,  organizadas em contacto as instituições de residência ou centros de dia.

Saiba mais sobre as dinâmicas da 26.ª edição em https://www.caminhos.info/2020/contingencia-e-producao/

2.º CALL FOR MOVIES 

Os Caminhos do Cinema Português preparam a sua 26.ª edição, procurando reunir a melhor cinematografia contemporânea nacional.

 Num ano atípico, tentamos olhar tanto aos direitos dos espectadores como às oportunidades e contingências que assolam os produtores e criadores.

Olhando às premissas atuais em que vivemos a organização anuncia que na atual edição o ponto 4.3 do regulamento do festival será ignorado, sendo admitidos todos os filmes concluídos desde 31 de Julho de 2019, mesmo tendo sido exibidos em televisão ou publicados, por vontade do autor ou produtor, em sítios da internet, serviços de streaming (ex: Netflix, NOS Play, Videoclube Meo), ou editados em DVD ou BluRay.

Olhando às novas condições de admissão o prazo de inscrição de filmes é prorrogado até 15 de Setembro de 2020. 

Realçamos a promoção de um novo prémio na Seleção Ensaios para a melhor Animação Nacional reconhecendo a evolução que este género tem alcançado nos diversos centros de formação tanto universitários como em programas dinamizados por cineclubes, museus e outras entidades do setor junto da população juvenil.

Informação mais detalhada está presente na página do call for movies.

Por: Agenda Cultural