GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Os Freire (fig. brasão) serão descendentes de Monifroes, “vindo de França a Espanha aos Mouros guerrear” (João Ribeiro Gaio, c.1600). O solar fica em Andrade, na Corunha.

Os primeiros do apelido foram os irmãos Bernardo Freire de Andrade, rico-homem da Galiza e Rui Freire de Andrade, cavaleiro da Ordem de S. Tiago. Bernardo fez doação da herdade da Merindade á Ordem de S. Tiago no ano de 1120 (Felgueiras Gaio, 1678).

Nuno Freire de Andrade, filho de Bernardo, foi senhor da casa dos Andrade.

Pedro Freire de Andrade, filho do anterior, herdou a Vila de Pontes e a quinta e a casa dos Andrade.

Nuno Freire de Andrade foi filho e herdeiro de Pedro e Comendador da Ordem de S. Tiago. Casou com Maria de Ulhoa.

Rui Freire de Andrade, filho dos anteriores, foi o 13º Mestre da Ordem de S. Tiago. Casou com Inês Gonçalves de Sotomaior (filha de Gonçalo Pais de Sotomaior e de Margarida de Parada).

Nuno Rodrigues Freire de Andrade, filho dos anteriores, foi o primeiro, juntamente com seu irmão Vasco Freire de Andrade (Alcaide-mor de Abrantes) a vir para Portugal, por homicídio. D. Pedro nomeou-o 6º Mestre da Ordem de Cristo e no seu tempo mudou-se a dita Ordem de Castro Marim para Tomar (1356). De Clara Martins, mulher solteira e filha de Martim Gonçalves Navo de Bomar nasceu Gomes. Faleceu em 1372.

Gomes Freire de Andrade, filho de Nuno e de Clara, senhor de Bobadela, foi casado com Leonor Pereira (filha do Marechal Álvaro Pereira).

João Freire de Andrade, filho dos anteriores, teve de Catarina de Sousa (filha de Martim Afonso e de Sousa e de Maria de Briteiros), a Gomes.

Gomes Freire de Andrade casou com Isabel Coutinho (filha de Gonçalo Vaz Coutinho e de Isabel de Albuquerque). Achou-se no desterramento de Tânger (1437), com o Infante Santo, onde morreu.

Nuno Fernandes Freire, filho dos anteriores, serviu na Índia. De sua 2ª mulher, Isabel de Almeida, nasceu Antónia de Freire, 1ª mulher de Galim Pires Pantoja, Comendador de Loulé na Ordem de S. Tiago e referido nas Actas de Vereação de Loulé em 1522.