As companhias aéreas japonesas deixarão de exigir que passageiros e tripulantes usem máscaras durante os voos, a partir de 13 de março. Essa medida ocorre após a recente decisão do Governo em reduzir as restrições relacionadas com a COVID-19, de acordo com a Lei de Controle de Doenças Infeciosas.
A Airline Association of Japan, que inclui a All Nippon Airways e a Japan Airlines entre os seus 19 membros, afirmou que a escolha de usar máscaras a bordo de aviões e aeroportos caberia aos próprios passageiros e tripulantes.
O Governo japonês tinha exigido o uso de máscaras, principalmente em espaços fechados como aviões. No entanto, a partir de 13 de março, a obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes públicos e nas escolas passará a ser uma recomendação, principalmente em períodos de congestionamento e superlotação.
Atualmente, a Associação de Companhias Aéreas do Japão exige que todos os passageiros, exceto bebés, usem máscaras e limitem a conversa ao máximo possível a bordo. No site da Japan Airlines, afirma-se que os passageiros devem “abster-se de conversas desnecessárias” e devem usar máscaras o tempo todo durante o check-in no aeroporto, verificações de segurança e nos lounges do aeroporto, bem como a bordo de todas as aeronaves.
De acordo com a Kyodo News, o Governo reduzirá a classificação legal da COVID-19 para o mesmo nível de doenças infeciosas comuns, como a gripe sazonal, a 8 de maio.
Por: Publituris