Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Os idosos são dos grupos que apresentam maior risco de doença grave por COVID-19. Quanto melhor o seu estado nutricional, melhor se espera que seja o prognóstico e menor o risco de complicações.

 

Para melhorar o estado nutricional devem consumir:

 

Fruta (2 a 3 peças) e hortícolas (em todas as refeições maiores na sopa e no prato). São ótimas formas de aumentar a hidratação e a ingestão de vitaminas, minerais e fibras.

Carne/peixe/ovos, sendo que apenas 2 vezes por semana peixes gordos (ex. atum, sardinha, salmão), para acompanhar Leguminosas (ex. grão, feijão, fava, ervilha, lentilha), podendo estas também ser adicionadas à sopa e/ou prato. E assim conseguimos promover um bom aporte de proteína.

Frutos gordos (ex. amendoins, nozes, avelãs, amêndoas), ao natural (sem sal e açúcar) em quantidades equilibradas (1-3 vezes por semana) para todos os idosos que não tenham problemas de mastigação. Para estes poderão consumir sob a forma de manteiga.

Lacticínios magros, uma vez que são de fácil digestão (ex. leite, iogurtes, queijos).

Água, mínimo 1.5l, lembre-se que os idosos perdem a sensação de sede. Ofereça-lhes água em pequenas quantidades. Infusões e águas aromatizadas com fruta ou legumes também poderão ser opções viáveis. Contudo, atenção às possíveis interações entre as infusões e a medicação.

 

Todas as sugestões dependem do estado nutricional do idoso.

É importante que o idoso coma várias vezes, refeições com pouco volume ex. Pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia.

As refeições devem ser apelativas, sem condimentos fortes e saborosas. Utilize ervas aromáticas e especiarias q.b. para substituir o sal.

Por fim, não esquecer do aporte de vitamina D, que é uma vitamina que o nosso corpo produz aquando exposição solar. É importante que, ainda que em isolamento, consigam ter 20minutos de exposição solar entre as 12h e as 16h e que consumam alimentos fortificados com vitamina D (ex. leite fortificado/cereais fortificados).