Depois de na Creche «Jardim do Sol», gerida pelo GRATO, uma IPSS sediada em Portimão desde 1995, ter sido detetada uma criança com COVID-19 no passado dia 2 de Julho, quinta-feira, a direção daquela instituição veio, através de comunicado de imprensa informar o seguinte:

«Imediatamente à sinalização realizada pela Delegada de Saúde, a direção do GRATO iniciou o protocolo previsto no Plano de Contingência existente para o efeito pelo que foram devidamente informados todos os pais e colaboradores.

Os testes aos colaboradores da creche e às crianças iniciaram-se no próprio dia 2, quinta- feira. Tendo sido negativo o resultado dos testes para todos os colaboradores e crianças da creche, no dia 4 de julho, sábado, foi realizada a desinfeção das instalações pela empresa "CleaningTime" a qual detém larga experiência em limpeza e desinfeção no âmbito da COVID 19 emitindo no final do processo um certificado de desinfeção com a especificação dos produtos utilizados.

O processo de desinfeção será repetido, pela mesma empresa, no próximo sábado dia, 11 de julho, e, novamente daqui a 60 dias para garantir continuidade da proteção e combate ao vírus.

Sob autorização da DGS a creche "Jardim do Sol" irá reabrir dia 6 de julho, segunda-feira, apenas para a sala do berçário e sala dos 12 aos 24 meses. A sala 24 aos 36 meses, frequentada pela criança sinalizada, fica encerrada até dia 15 de julho, estando as crianças e adultos dessa sala em quarentena obrigatória até essa data.

Joaquim Magalhães, presidente do GRATO, agradece à Delegação de Saúde e autoridades competentes as diligências efetuadas e a celeridade de todos os processos. Ás colaboradoras da creche um especial agradecimento pelo eficaz cumprimento de todas as normas e procedimentos constantes no Plano de Contingência, pois só assim é que nos é possível reabrir a nossa creche num tão curto espaço de tempo. Aos pais agradecemos toda a compreensão e tranquilidade que têm demonstrado perante esta situação delicada.

Contudo, a direção do GRATO, lamenta que a família da criança em causa, sinalizada na sequência do rastreamento de Monchique não tenha informado imediatamente a direção técnica da creche, porquanto se não fossem céleres e eficazes os procedimentos da Delegada de Saúde, Maria Filomena Agostinho, e da diretora técnica da nossa creche, Ana Sofia Tiago, a situação poderia ter fugido ao nosso controlo.»

 

História da Instituição

O GRATO - Grupo de Apoio aos Toxicodependentes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 26 de abril de 1995. Aquando da sua fundação tinha como objetivo principal a prestação de serviços à comunidade na área da toxicodependência.

Foi criado por um grupo de 9 pessoas sensibilizadas com a problemática da adição.

Focalizado na recuperação de adictos em uso, procurando manter em recuperação os adictos que regressavam dos centros de terapêuticos e de reabilitação, o GRATO organizou uma Equipa de Intervenção Direta, formada por um Psicólogo, um Conselheiro em dependência química, uma Técnica de Ação Social, uma Animadora Sociocultural, uma Socióloga, um Monitor, uma Administrativa e uma Gestora.

Através duma avaliação de motivação dos utentes, realizada por esta Equipa de Intervenção Direta, o GRATO procede ao encaminhamento de utentes para centros de tratamento e insere-os em atividades terapêuticas. Para o efeito foi iniciado um projeto de Apartamento de Reinserção Social com capacidade para 5 adictos em recuperação sem apoio familiar e em situação de sem-abrigo.

Atualmente, os serviços do GRATO são mais alargados. Apoia pessoas que estão direta ou indiretamente relacionadas com o problema da adição a substâncias psicoativas, e/ou outras, e presta serviços à comunidade desfavorecida e excluída socialmente.

Apoia os adictos e as suas famílias, fazendo a prevenção, acolhimento, tratamento, acompanhamento, pré-profissionalização dos utentes e sua reinserção social, ocupação de tempos livres e sensibilização da sociedade em geral para toda esta problemática.

Ao longo do tempo, fruto das exigências cada vez maiores da população a respostas sociais, a Instituição tem atuado em todas as áreas relacionadas com a inclusão social.

Presta serviços de apoio e assistência à população e comunidades desfavorecidas socialmente e em risco.

O GRATO é uma porta aberta para todos aqueles que precisam de ajuda pessoal, social e profissional.

Mantendo a sua missão, visão e valores, mais tarde, não só, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, aliado à autarquia local e à Segurança Social, mas também, pelo alargamento do âmbito do trabalho do GRATO junto da população socialmente desfavorecida, foram estabelecidos protocolos e parcerias, que deram origem a diferentes Respostas Sociais.

Assim, o GRATO desenvolveu ao longo dos anos vários Projetos e Respostas Sociais de que se destacam:

· EID – Equipa de Intervenção Direta

· Cafetaria "Sol e Música" - com o apoio do IEFP para criação de emprego

· ARS – Apartamento de Reinserção Social

· UNIVA – Unidade de Inserção na Vida Ativa

· ORF – Orquestra Filarmónica Infantil do GRATO

· Equipa de Protocolo do Rendimento Social de Inserção

· CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social

· PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação

· RENASCER - Projeto da Luta Contra a Pobreza

· Cursos de Formação Socioprofissionais

· Creche “Jardim do Sol”

· Casa de acolhimento para Mulheres Sem-abrigo

 

Missão, Visão, Valores

Membro do Conselho Local de Ação social do Concelho de Portimão, o GRATO acredita na erradicação da pobreza em Portugal, e na inclusão social da comunidade Portimonense, em particular.

Apostamos no desenvolvimento de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade, e de cada indivíduo, na construção de uma sociedade equitativa.

No nosso trabalho defendemos o respeito pelo individuo e a consideração pelos seus próprios valores, origens e tradições específicas. Atuamos em intervenções individualizadas, com respostas personalizadas dirigidas a cada indivíduo ou família. Estamos disponíveis para ajudar em qualquer situação solicitada, e partilhamos com transparência a informação com os elementos envolvidos no processo. Regemo-nos pelo rigor e profissionalismo e procuramos a articulação entre os vários recursos de suporte à exclusão social, facilitando o diálogo e a cooperação interinstitucional.

Promovemos a inclusão e esforçamo-nos para que todas as iniciativas sejam dirigidas a todos, independentemente das diferenças e desigualdades que possuam.