A Escola Secundária Pinheiro e Rosa recebeu entre os dias 6 e 10 de maio a 6º e última mobilidade do Projeto Erasmus+ «Literacia mediática e da informação: Aprender a pensar criticamente»

cuja temática central se baseia no facto de o acesso a informações fiáveis e baseadas em factos ser crucial para a tomada de decisões conscientes e para a participação em todas as áreas da sociedade. A literacia para os media e para a informação constitui um pilar crítico da democracia é fundamental para o desenvolvimento de competências que nos capacitem a abordagem de todas as questões importantes que enfrentamos.

Com a participação de escolas de Zagreb (Croácia) Reykjanesbær (Islândia), Istambul (Turquia), Gela (Itália) e Baldones (Letónia), o projeto aborda diretamente o tema de "Riscos e Benefícios da Inteligência Artificial na Educação" através de seminários planeados e tópicos como os direitos humanos, a liberdade de expressão, o sensacionalismo e a manipulação, a publicidade, Cidadania, Discurso democrático, Media e estereótipos, Propaganda e democracia, Representação e Consumismo.

Do programa fizeram parte apresentações como “Os perigos off/online na Internet”, por Joaquim Gavancha da Unidade de Cibercrime da Polícia Judiciária ou “Como a Inteligência Artificial vai afetar a educação e a nossa vida quotidiana?” por Marco Neves.

Os alunos tiveram oportunidade de debater os Risco e Benefícios da Inteligência Artificial na Educação e participar em Workshops com os temas “A minha pegada digital” e Como criar um fotodocumentário através da Inteligência Artificial”

O grupo também esteve na ETIC Algarve produzindo conteúdos digitais associados à utilização da inteligência artificial, e criando um e-book que refletiu as aprendizagens e a visita à nossa escola e à nossa região.

No programa cultural inclui-se uma visita ao centro histórico de Faro e uma receção na Câmara Municipal de Faro, um passeio pela Ria Formosa e atividades no Centro Náutico da Praia de Faro e uma visita a Sagres, além de um jantar realizado e servido pelos alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria e Restaura/Bar  

Tópicos como o uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos educativos, as suas vantagens e desvantagens assim como os aspetos éticos relacionados com a sua utilização têm sidos discutidos por professores e alunos dos diferentes países

Para além de promover a literacia mediática e da informação, a aprendizagem ao longo da vida e a cidadania ativa, o projeto apoia e promove as competências interculturais e sociais, o pensamento crítico e a tomada de decisões responsáveis, que são importantes para uma cidadania ativa.

Ao longo do projeto foram criados vários “Cenários de Aprendizagem” (atividades para serem implementadas em sala de aula, cruzando estas temáticas com o currículo das diferentes disciplinas) e será criado um Curso Online (MOOC) para formação de professores.

 

André Lara