Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Max Blaauwkamer Sousa

Ano nascimento: 2003 (8 março)

 

 

Fazendo valer a sua elevada estatura e um apurado sentido posicional, Max Sousa evidencia capacidade para atingir um patamar futebolístico bastante interessante. Sendo certo que os picos de crescimento que anatomicamente sofreu criaram óbvias, naturais e significativas alterações morfológicas que obrigaram a constantes adaptações na arte de controlar o corpo, ou seja, no aperfeiçoar e no gerir uma das faculdades mais fundamentais num desportista: a coordenação motora, podemos assumir que, nos dias de hoje, Max possui o conhecimento e um perfeito controlo do seu corpo.

Este domínio afigura-se, pois, decisivo na melhoria das performances competitivas de Max, mormente numa superior utilização do corpo em lances de contacto e, igualmente, no tempo de salto, decisivo para aprimorar ainda mais a elevada eficácia que Max evidencia no jogo aéreo.   

E, se adicionarmos ao exposto, a resiliência e a sede de conhecimento que se lhe reconhece, podemos afirmar que Max Sousa, defesa central, que a partir do próximo dia 1 de julho, passará a ser Júnior de 1º ano, é uma promessa em que se deve acreditar.

Eu acredito. 

RECORDANDO EX-FUTEBOLISTAS DA FORMAÇÃO DO LOULETANO

Diz o sábio povo que “recordar é viver”. É o que fazemos aqui neste espaço. Recordamos quem, natural ou residente no Concelho de Loulé, já em inatividade, se destacou enquanto futebolista nas equipas de formação do Louletano DC.

 

UM TALENTOSO ESQUERDINO CHAMADO RICARDO SOUSA

Nome: Ricardo Gonçalves Sousa

Ano nascimento: 1986 (30 janeiro)

Ricardo Sousa alinhou nove épocas como jogador de futebol federado nas equipas de formação do Louletano. Ao longo deste período todos os técnicos que o orientaram o consideraram de uma importância extrema nas suas equipas. E o reconhecimento dessa importância, o reconhecimento do seu talento (enorme) traduziu-se na sua integração na equipa sénior do Clube, o que ocorreu durante três épocas consecutivas. Ainda viria a representar o Campinense nos quatro anos seguintes, mas era notório que a engenharia tinha vencido o futebol.

Jogando preferencialmente com o pé esquerdo, Ricardo Sousa tanto alinhou a lateral, como médio, como extremo. Ricardo Sousa era, aliás, um jogador bastante completo. Dotado de uma clarividência invulgar na perceção do jogo, era bastante sólido a defender, não comprometia no jogo aéreo, era excelente no passe (quer curto quer à distância), os seus cruzamentos eram milimétricos, era relativamente veloz, mas, sobretudo, corria e driblava com a bola colada ao pé, como poucos ainda hoje o conseguem fazer.

Para além disso, exibia uma contagiante confiança nas suas capacidades. Recordo aqui a época de 2004/2005. 1ª Divisão Nacional de Juniores. Jogo no Estádio Aurélio Pereira, na Academia do Sporting, em Alcochete. Resultado final: Sporting, 0 - Louletano, 0. Já no período de descontos, com o Sporting a pressionar desesperadamente o golo da vitória, Ricardo Sousa recebe a bola na sua grande área e perante a pressão de um tal de João Moutinho, simulou aliviar a bola de qualquer maneira, João Moutinho encolheu-se e Ricardo Sousa driblou-o e saiu a jogar com a bola controlada! Já agora aproveito para referir que, nessa época, o Sporting (treinado por Paulo Bento) acabaria por sagrar-se Campeão Nacional e a única equipa que não conseguiu vencer foi o Louletano, treinado por Luís Pires (este 0-0 e uma derrota por 2-1, no Estádio Municipal de Loulé).

Voltaremos a falar desta espetacular equipa do Louletano que logrou alcançar, nessa temporada, um inesquecível e brilhante 8º lugar a nível nacional, só superada pelo Sporting, FC Porto, Benfica, Sp. Braga, Belenenses, V. Guimarães e Boavista.

Mas agora é tempo de recordar Ricardo Sousa, um grande talento do futebol louletano, quase tão grande quanto a grandeza da altruísta e da solidária personalidade que sempre o caracterizou e que sempre exibiu.