De olhos postos no mês de setembro com o arranque do ano letivo 2020/21 e no regresso às aulas depois de uma paragem forçada do ensino presencial, a Câmara Municipal de Loulé elaborou uma «Estratégia de Adaptação da Comunidade Educativa do Concelho de Loulé em tempos de Pandemia COVID-19».

Para reforçar a confiança de alunos, encarregados de educação, docentes e funcionários, a Autarquia aliou-se ao ABC – Algarve Biomedical Center, com o seu vasto conhecimento científico, e também aos agrupamentos de escolas, profundos conhecedores da vivência nas escolas, para produzir um documento orientador para este regresso à escola no contexto da «nova normalidade».

«Estamos a preparar o novo ano letivo com a necessária antecedência e a máxima atenção, sobretudo porque estamos a viver um período excecional.

Queremos transmitir a confiança necessária para que este regresso aconteça sem grandes percalços, pois, para nós, a saúde dos nossos concidadãos está em primeiro lugar.

Acredito que este será um ano repleto de novas aprendizagens para todos os nossos alunos, sendo certo que a Câmara Municipal de Loulé estará sempre ao lado da comunidade escolar», sublinha o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo.

Esta Estratégia pretende definir e implementar as medidas que visam contribuir para a existência de um ambiente educativo com a máxima segurança em termos de saúde pública no concelho de Loulé, maximizando as possibilidades existentes nos espaços físicos e adotando medidas que minimizem a possibilidade de transmissão do SARS COV2.

Assim, em consonância com as indicações emanadas da Direção-Geral de Saúde, foram criadas regras de circulação, de limpeza e higienização dos recintos escolares, utilização dos espaços comuns e, naturalmente, o uso obrigatórios de máscara no 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, entre outras normas.

Mas a grande novidade desta Estratégia passa pelo apadrinhamento por parte da comunidade médica, garantindo ainda uma maior confiança no processo.

A cada agrupamento de escolas serão atribuídos dois padrinhos, jovens médicos do ABC, que irão acompanhar in loco esta adaptação à nova realidade nos estabelecimentos de ensino, certificando-se que as regras estão a ser cumpridas.

Outra das novidades será a criação de uma linha telefónica de apoio à comunidade escolar, gerida por médicos do ABC, e onde pelo menos uma médica pediatra do ABC irá estar disponível no período diurno, para auxiliar a escola perante casos suspeitos, positivos ou dúvidas de conduta/atuação.

Com o objetivo de envolver toda a comunidade educativa neste projeto, será realizado também um concurso de ideias que irá escolher, por exemplo, um logotipo para esta Estratégia e a mascote para a «Escola Segura COVID».

De referir que esta Estratégia será implementada nos Agrupamentos de Escolas de Almancil, D. Dinis e Drª Laura Ayres, em Quarteira, Engº Duarte Pacheco e Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e Escola Secundária de Loulé, mas também no Colégio Internacional de Vilamoura, Conservatório de Música de Loulé «Francisco Rosado» e Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte.

Por: CM Loulé