Este investimento, no valor global de 6,7 milhões de euros*, contempla a elaboração do projeto de execução, com base no estudo prévio existente, e a construção de 51 fogos na Rua de Santo Amaro, em Lagos.
O empreendimento, previsto na Estratégia Local de Habitação e destinado a agregados familiares enquadráveis no programa 1.º Direito, integra os 213 fogos objeto do concurso de atribuição que se encontra a decorrer.
O processo que tornou possível este momento começou muito antes, com a aquisição (por via expropriativa), por parte do município, dos armazéns incluídos na massa insolvente da Eletrolagos, CRL, situados na antiga Fábrica do Aldite, uma das muitas unidades de indústria conserveira outrora existentes em Lagos. Este espaço fica numa zona de grande centralidade para onde – segundo o Programa Habitacional do Município – está não só previsto o desenvolvimento de novos fogos, como uma ação mais vasta de requalificação territorial e urbana que integra área verde, a reformulação de acessibilidades e a valorização da relação quer com os vários equipamentos da zona (Mercado Municipal e outros), quer com a memória e o património histórico existente.
Merece recordar que a Estratégia Local de Habitação do município de Lagos está a ser implementada faseadamente, com 47 fogos agrupados na primeira fase do concurso de atribuição que aconteceu em 2023 e 213 fogos contabilizados nesta segunda fase. Geograficamente dispersos por várias freguesias do concelho, os novos empreendimentos estão integralmente destinados a arrendamento.
*6 773 963,34 € (acrescido de IVA)




