Por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

A propósito do Dia Mundial Do Combate à Obesidade que se celebra a 11 de Outubro, segundo dados do COSI 2019, 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso.

A Obesidade é uma doença caraterizada pela acumulação excessiva de gordura no corpo de um individuo e é fator de risco para inúmeros problemas de saúde (ex. hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, cancro…). Existem diversas causas nomeadamente as genéticas, as patológicas, os maus hábitos alimentares e a ausência da prática de atividade física.

A OCDE revelou que “92 milhões de vidas estão em risco por causa da obesidade, doença que custa 385 mil milhões de euros e que afeta um quarto dos cidadãos dos países da OCDE”.

Sabemos também que crianças obesas são mais propensas a tornarem-se adultos obesos. As crianças portuguesas neste momento consomem poucos hortícolas, excesso de snacks salgados e doces, lacticínios, carne, bebidas açucaradas e sal.

É fundamental atuar, prevenir, salvar vidas e, do ponto de vista económico-financeiro evitar as perdas económicas da obesidade (apróx. média de 3,3% do PIB todos os anos), sim, porque as doenças crónicas associadas à obesidade levam ao absentismo laboral também.

Promover a atividade física regular, uma boa educação alimentar, a introdução de Nutricionistas nas escolas e autarquias para conseguirem chegar mais perto das crianças e pais e ainda das ementas escolares, acabam por ser fundamentais para atingir o objetivo na perda de peso. Assim como, o conhecimento de que a procura pela consulta de um Nutricionista não tem que ser somente para quem tem peso a mais, mas sim também para quem, procura ter uma alimentação adequada e educada.

Há dois famosos provérbios que se adaptam neste caso “Somos o que comemos” e “É de pequeno que se torce o pepino”.

Pense nisso…