O presente artigo de opinião, pretende homenagear a forma generosa e genuína com que Mafred Handtke encarou durante décadas o Atletismo.

É nesse contexto que se evidencia esta maravilhosa oportunidade de conhecer pessoas fenomenais possuidoras da capacidade de nos levar a acreditar nas nossas capacidades e a explorá-las.

Treino a treino, centímetro a centímetro, levando-nos a um despertar e por conseguinte ao realizar do nosso verdadeiro potencial.

O Treinador alemão Mafred Handtke, partilhou conhecimentos e horas da sua vida, sempre com imensa generosidade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento desportivo de jovens atletas algarvios ligados ao sector dos lançamentos.

Em 2012, por motivos de saúde teve que interromper esta sua função de treinador de lançamentos no Algarve, a qual iniciou no ano 2000 em Albufeira, dedicando anualmente uma temporada de 2 a 3 meses, culminando com o seu regressando à Alemanha.

Este artigo de opinião pretende fazer justiça a um Homem, a um Treinador, a um Amigo, e pretende salvar do esquecimento a sua acção, encontrando aqui nestas palavras um devido e meritório reconhecimento.

A ligação de Manfred Handtke ao Atletismo de Quarteira, dá-se em 2001, por via do nosso saudoso e eterno Mestre Prof. Manuel Correia (que iniciou-me nos lançamentos), na época Treinador do CDRQ - Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, que interpelou Manfred para ajudar neste sector.

Na época, a oferta técnica a nível dos lançamentos era pouca nesta zona do Algarve e o tarefeiro Manfred, que em 1970 fundou a Secção de Atletismo do SC Kaarts na Alemanha, assumiu o treino de um pequeno grupo de jovens quarteirenses, entre eles: João Santos (Eu), Cláudio Sancadas, Vanessa Martins, etc…

Muito mais tarde, directa ou indirectamente, Catarina Costa e Lara Clochet e Vitor Augusto.

Nesse primeiro momento, a pontualidade era fundamental para Mafred, faziamos sempre questão de conseguir chegar a horas, pois sabíamos que ficava chateado com os atrasos.

Em termos de engenhos como disco, peso e martelos, estes eram os suficientes na Pista de Atletismo de Quarteira, mas os dardos eram escassos e muitos estavam tortos devido ao uso frequente.

Então sempre que podia Manfred trazia material da Alemanha para que nós pudéssemos treinar. Sempre que possível estava disponível para nos levar até às

competições, muitas delas em Vila Real de Santo António.

Penso que mais do que relembrar as marcas realizadas pelos atletas com os quais colaborou, há que enaltecer o exemplo de excelência e entrega deste grande amante do Atletismo.

O inesquecível «Long braço e push» dos treinos de lançamento do disco que até aos dias de hoje ecoa na minha mente. O seu objectivo era simples, «tirar os jovens da rua e mostrar algo mais além da corrida”, nesse processo alimentou o meu interesse pelos lançamentos e todos os anos aguardava com expectativa o seu regresso.

Se hoje sou Treinador de Atletismo, com uma queda especial para o sector de lançamentos, deve-se em parte a Manfred Handtke. Não fui brilhante enquanto atleta, mas a semente que plantou em mim, enquanto treinador, poderá um dia vir a dar frutos.

Desta forma apresento uma proposta, que com toda a certeza reunirá o consenso de muitos treinadores e atletas algarvios, para que a Associação de Atletismo do Algarve, leve a cabo uma homenagem a este grande ser Humano e Treinador. Manfred, obrigado!

 

Por: João Carlos Santos