GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Fernan Diaz Barros passou por delito da Biscaia para o lugar de Barros no Porto, de onde tirou o apelido (fig. brasão). Foi filho, fora do matrimónio, de Diogo Lopez de Haro (Felgueiras Gaio, 1678) e casou com Maria Martins, filha de João Martins do Conselho de D. Afonso III (1246-79) de Portugal e seu embaixador em Aragão.

Diogo Lopez de Haro, filho de Lopo Diaz de Haro, foi 13º Sr. de Biscaia, esteve no cerco de Sevilha (1248) e faleceu em 1254.

Lopo Diaz de Haro “Cabeça Brava” casou com Urraca Afonso, filha fora do matrimónio do Imperator totius Hispaniæ Afonso VI (1065-1109) e de Inês de Mendonça. Foi 12º Sr. de Biscaia.

Diogo Lopez de Haro e Maria Manrique de Lara foram pais de Lopo Diaz de Haro. Tendo Maria Manrique fugido com um ferreiro de Burgos, Diogo voltou a casar com Toda Peres de Azagra. Foi o 11º Sr. de Biscaia, Bureba, Nájera, Castela-a-Velha, Rioja, Burgos e Haro. Esteve na batalha de Navas de Tolosa (1212) e morreu em 1214.

O Conde Lopo Diaz de Nájera, pai de Diogo Lopez de Haro e filho de Diogo Lopez “o Branco”, casou com Aldonça Rodriguez de Castro, foi 10º Sr. de Biscaia, cunhou moeda chamada Lobis e morreu em 1170.

Diogo Lopes “o Branco”, filho do Conde Lopo, casou com Almicena e faleceu em 1124.

O Conde Lopo foi filho de Diogo Lopez “o Vermelho” e casou com Cicculo.

Diogo Lopez “o Vermelho”, 8º Sr. de Biscaia, foi filho de Lopo “o Lindo” e de Orlanda Trestamires da Maia.

Lopo “o Lindo” foi filho de Fernando e de Moninha Iñigues, filha de Iñigo Lopes Esguerra, 6º Sr. de Biscaia e filho da “Dama Pé-de-Cabra” (Alexandre Herculano, 1851).

Fernando, filho do Rei de Pamplona Garcia III (1035-54) e de Estefania, casou com Moninha Iñiguez.

Garcia III foi filho do Rei de Pamplona Sancho III “o Maior” (1004-35) e de Muniadona Sanchez.

Nas Actas de Vereação de Loulé consta Gonçalo de Barros (1487) “corregedor d’El Rei nesta comarca e correyçom do Reino do Algarve”; e a assinatura do escrivão Barros (1522) no “livro d’acordos e cousas que se neste livro am de escrepver”...