Odemira ficou classificada em 58º, entre os 308 municípios portugueses, no Índice da Transparência Municipal de 2017, promovido pela Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise à informação disponibilizada nos seus sites.

O Município de Odemira subiu 76 posições em relação a 2016, passando do 134º lugar para o 58º, em resultado da disponibilização do seu novo web site e consequente melhor sistematização e disponibilização de informação ao munícipe nessa página online oficial da autarquia. Estes resultados de 2017, divulgados pela entidade responsável pelo estudo no passado dia 11 de abril, fazem de Odemira o 3.º município mais transparente entre os 47 de todo o Alentejo e o 2.º entre os 5 municípios do Litoral Alentejano.

Sendo a transparência governamental um princípio ético fundamental em democracia, o Município de Odemira pauta a sua atuação em pleno respeito e cumprimento da transparência municipal, disponibilizando informação relevante para os munícipes.

O Índice da Transparência Municipal analisa a disponibilização de informação relacionada com a organização, composição social e funcionamento do Município, Planos e Relatórios, Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos, Relação com a Sociedade, Contratação Pública, Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.

 

Por: CM Odemira