por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Elson Filipe Almeida Ramos

Ano nascimento: 2005 (24 agosto)

 

 

Ao longo da sua carreira no Futebol de 7 Elson Ramos notabilizou-se como um avançado solidário. Se há décadas atrás os jogadores mais virtuosos queriam sempre jogar à avançada, expressão vulgarmente utilizada nos jogos disputados no pátio da escola ou num terreno balido que, naquele tempo, ainda proliferavam até no centro das grandes cidades, hoje em dia, e a exemplo da tendência do futebol ao mais alto nível, os mais dotados preferem alinhar no meio campo ou nas alas.

Na verdade, é nessas posições que os jogadores “estão mais em jogo”, no sentido de tocarem mais vezes na bola, de poderem ser mais influentes na forma de jogar da equipa, de ditarem os ritmos do encontro.

É que jogar a ponta de lança no futebol de hoje implica ser o primeiro defesa da sua equipa. E quer a equipa jogue com um quer jogue com dois avançados há sempre que bloquear dois adversários. No mínimo. Daí que há necessidade de se ser dotado de uma força mental e espírito altruísta levado ao extremo para correr à direita, ao centro, à esquerda, vezes sem conta, para tentar roubar a bola ao adversário, mas, sobretudo, e dada a extrema dificuldade em alcançar esse objetivo de ganhar a bola, evitar que os adversários iniciem a fase de construção a seu belo prazer, sem oposição. E isto, saliente-se, tocando poucas vezes na bola, no fundo o que qualquer jovem (e os menos jovens também) mais gosta.

Elson Ramos tem esse espírito solidário. Em permanente movimento, “mordendo os calcanhares” aos defesas adversários, é extremamente incomodativo e chato para estes, até porque, com o seu futebol vertical e facilidade de remate torna-se bastante perigoso. E como tem pilhas que duram e duram…

Por tudo isto, e sabendo-se que Elson também poderá jogar numa ala, desempenhando bem a sua função, estamos bastante curiosos no seu futuro imediato, já que, nesta época que agora se iniciou, Elson já é Iniciado e inicia a sua carreira no Futebol de 11. Como se adaptará?