GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Touro deve provir de topónimo e ter origem em Vila Nova de Touro, no Sabugal ou no concelho de Touro, na Corunha… Outras fontes consideram uma deturpação de Toro, cidade de Zamora.

D. Pedro Conde de Barcelos (1344) refere Nuño Garcia de Toro casado com Sancha Martinez (filha de Martim Pires de Chacim e de Froile Nunes). Pode estar relacionado com os do mesmo apelido referidos em Évora em 1280.

Nas Actas de Vereação de Loulé Joham de Touro surge (1468) como coudel (capitão de cavalaria) e escudeiro. O mesmo ou outro Joham de Touro, sogro de Álvaro Vasquez Branco, era “codrilheiro” das ruas Estace Anes, Diogo Vaasquez Carpinteiro e Joham Boto Carneiro (1494). Ainda outro ou o mesmo Joham de Touro representou Albufeira na reunião interconcelhia do Reino do Algarve (1496) sobre o “tiramento das sisas”.

Também em Loulé, Mem Rodrigues Touro e Maria Taíde terão casado antes de 1560 (início dos registos paroquiais de S. Clemente). Mem voltou a casar (1571) com Catarina Mendes e faleceu em 1595.

Os Sefarditas (Judeus Ibéricos) emigraram de Portugal para os Países Baixos em 1596, onde o apelido Touro é comum. A primeira colónia Judia que se fixou em New Amsterdam (depois New York) era constituída por Sefarditas expulsos, juntamente com os Holandeses, do Brasil. Chegaram ao novo destino em 1654 e a Sheharit Israel é uma réplica da Sinagoda do Recife, a primeira fundada nas Américas.

Isaac Touro (fig.) nasceu em 1738 em Amesterdão e foi casado com Reyna Hays. Com vinte anos emigrou para a Jamaica. Dois anos mais tarde partiu para Newport, na então colónia Inglesa de Rhode Island, onde foi Rabi da congregação Sefardita Portuguesa Jeshuath Israel e levou a efeito a construção da Sinagoga de Touro. Quando da Guerra da Independência Americana, Isaac tomou o partido dos Ingleses e como consequência teve que retornar, em 1782, para a Jamaica, onde faleceu no ano seguinte.

O prestigiado Touro College, de New York, fundado em 1971, foi assim nomeado em homenagem a Isaac e ao filho Judah Touro…