por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Manuel Pataki Aguero “Manú”

Ano nascimento: 2007 (15 novembro)

 

 

O slalom é uma das disciplinas do esqui alpino. Trata-se de uma descida na qual os esquiadores têm de passar através de uma série de pórticos, dispostos num traçado que comporta curvas e arcos estreitos. É uma das disciplinas técnicas do esqui alpino, contrapondo-se às disciplinas de pura velocidade, como, por exemplo, a descida livre.

Na prática, implica que o esquiador, para além de ser veloz, possua uma coordenação motora a roçar a perfeição e uma técnica apurada que lhe permite efetuar mudanças de direcção e curvas e contra curvas sem perder o norte.

Quando vemos jogar Manuel Pataki Aguero, que tem Manú como nome desportivo, vem-nos à memória os esquiadores que, sobre imaculado vale de cor branca e a uma estonteante velocidade, ultrapassam pórticos atrás de pórticos.

Dotado de boa compleição física, é usual ver Manú a ziguezaguear por entre os adversários, ultrapassando-os quer pela velocidade explosiva que lhe é inerente, quer pelas desconcertantes mudanças de velocidade.

Apesar dessa ser a sua principal imagem de marca, Manú tem também o mérito de efectuar cruzamentos milimétricos, não se esconder do jogo, tabelar a propósito e com critério e dar (muito) nas vistas pela facilidade de remate (o pé esquerdo é fabuloso) que lhe permite marcar muitos e vistosos golos.

Estamos, por isso, perante um jogador que é, seguramente, até pela disponibilidade que demonstra em prol do coletivo, uma mais-valia para que a boa geração de 2007 do Louletano DC, inicie a “vida adulta”, ou seja, o Futebol 11, em grande estilo.