A plataforma cívica Algfuturo pretende apresentar ao Governo medidas que possam revitalizar a economia de Monchique, no distrito de Faro, concelho que foi bastante afetado pelo incêndio em 2018, disse ontem o presidente da plataforma.

“Pretendemos dar o nosso contributo e apontar algumas bases que consideramos essenciais para ajudar na revitalização do concelho em todas as áreas, mas essencialmente na sua economia”, indicou à agência Lusa José Vitorino, presidente da plataforma.

De acordo com aquele dirigente do movimento cívico algarvio, após o incêndio, têm sido efetuadas diversas reuniões com a população e pequenos empreendedores locais para auscultar os problemas de forma a ajudar na elaboração de um documento com recomendações e propostas a enviar ao Governo.

“São medidas práticas que pensamos ter concluído antes do verão e que possam contribuir para ajudar a revitalizar o concelho nos próximos anos”, sublinhou.

Segundo José Vitorino, que ontem se reuniu com várias entidades públicas e privadas do concelho, “a iniciativa visou ouvir e definir algumas bases para a revitalização de um município que, há muito, regista indicadores dos mais preocupantes da região e que, após o incêndio, ficou quase sem sinergias para retomar num prazo razoável alguma pujança da sua economia”.

“Queremos ajudar e vamos analisar o material recolhido, no sentido de apresentarmos recomendações e propostas ao Governo para minimizar e revitalizar o setor económico de Monchique”, concluiu.

 

Por: Lusa