por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

O aquecimento muscular antes de uma atividade física é fundamental para que os músculos, tendões e ligamentos aqueçam e ganhem elasticidade. Entre os riscos de não realizar um aquecimento prévio, estão as lesões. Sobretudo em zonas mais propensas às mesmas, como sãos os pés e os tornozelos. Qualquer zona do corpo que esteja em repouso há algum tempo e que esteja fria, mantém as estruturas mais tensas. Dessa forma é mais fácil que se produza uma lesão ao realizar mal um movimento que não pode ser compensado com a elasticidade que existiria se houvesse um aquecimento.

Saúde e exercício estão unidos. Uma das chaves para manter um bom estado de saúde é abandonar o sedentarismo e praticar alguma atividade física. Para que o binómio saúde/exercício seja eficiente, antes de realizar qualquer atividade, deve realizar um bom aquecimento. Se este aquecimento existir e for feito de forma própria, reduzimos quase para zero os riscos para a nossa saúde.

Um desportista profissional sabe bem o porquê de realizar o bom aquecimento. Mas muitos praticantes de deporto mais amador questionam a necessidade de o realizar. A resposta é muito simples. Por um lado melhora a execução da atividade física. Os músculos preparam-se para a atividade que vão realizar e para além disso nós vamos estar preparados mentalmente para o esforço que vamos realizar. Por outro lado, previne lesões. Desde cãibras, contraturas, distensões, roturas, entorses, etc.

Desde modo, se vai fazer desporto já sabe para que serve o aquecimento e conhece os riscos de não realizar um aquecimento adequado. Devemos ainda no final do exercício, realizar uma boa série de alongamentos. Deve ter em mente que a carga e intensidade do exercício deve ir aumentando progressivamente e que o deve usar calçado adequado e com espaço para os pés. Assim, saúde e exercício serão verdadeiros aliados.