Segunda, 17 de Junho de 2019 |
Menos sazonalidade, mais diversidade de mercados

16:34 - 28/05/2019     723 visualizações ALGARVE
Atualizado em: 29/05/2019
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Há menos sazonalidade e mais diversidade de mercados e «atualmente a época alta tem início na Páscoa, um dado importante por representar uma expressiva diminuição da sazonalidade das atividades turísticas e do imobiliário vocacionado para o Turismo residencial», assegura Reinaldo Teixeira, na análise da performance das empresas que constituem o Grupo Garvetur | Enolagest, relativamente às previsões para 2019.

De acordo com o CEO da Enolagest SGPS, esta tendência está confirmada pelos resultados obtidos em 2018 e pela confirmação das previsões definidas para 2019, ao longo do primeiro quadrimestre do ano e reflete-se nos resultados obtidos pela maioria das empresas participadas do Grupo Garvetur | Enolagest, cujos serviços contemplam o ciclo de investimento da indústria turística.

No que diz respeito ao volume de negócios em termos globais, no primeiro quadrimestre de 2019 a Enolagest SGPS registou um crescimento de 6%,comparativamente ao período homólogo de 2018, “um resultado muito positivo para o qual contribuíram fatores como uma maior diversidade dos mercados de procura, quer no arrendamento ou na aquisição de imóveis, mais promotores a colocar novos imóveis e assim a colmatar a escassez da oferta, mas também um aumento expressivo nos serviços solicitados”, quer no Algarve, onde se localiza a sede, como na delegação de Lisboa, salientou Reinaldo Teixeira.

“O ciclo de resultados positivos mantém-se, porém a maior diferença relativamente à atividade do Grupo Garvetur| Enolagest assenta na maior ocupação ao longo do ano o que permite rentabilizar de forma sustentada investimentos feitos no âmbito da inovação tecnológica, na formação de colaboradores e na melhor qualidade dos serviços”, precisa Reinaldo Teixeira.

De notar que, “em função das alterações e tendências a novas realidades não só económicas, mas igualmente no tecido social e nos mercados, o Grupo definiu a sua estratégia de comunicação e promoção dos seus ativos e serviços”, salienta por seu turno a Direção de Marketing.

“Em 2019, é essencial manter a perceção de que não há economias estanques, nem clientes de uma só nacionalidade, e ainda e o mais importante, não existe crescimento constante e sobretudo, aumento de taxas de crescimento sempre a subir”, considera Patrícia Brito.

Refira-se a propósito o objetivo do Grupo em captar a faixa etária das famílias jovens, os maiores contribuintes na faixa etária dos 30-40 anos à procura da primeira habitação associando o produto arrendamento para férias e lazer, ao da aquisição de residência em locais onde a qualidade de vida é uma mais-valia, garantindo a curto prazo um sentimento de realização e a médio e longo prazo um investimento seguro e rentável.

A estratégia de crescimento tem ainda em conta a expressiva percentagem de clientes não residentes do Grupo, atingindo mais de 60% das operações imobiliárias concretizadas nos últimos 4 anos pela Garvetur. Neste aspeto destacamos a missão e os valores do Grupo visando garantir segurança aos clientes e a transparência nas transações com 644 vendas representativas de mais de 138.000.000,00€ de Volume de Negócios.

Já no setor das férias, o mercado nacional mantém-se como o de maior percentagem, 60%, seguido pelo mercado inglês e francês, adianta Célia Teixeira, responsável pela Garvetur Holidays.

Por sua vez, a Visacar, empresa de aluguer e venda de viaturas, concretizou em 2018 cerca de 9.000 alugueres e comercializou 508 viaturas, mantendo-se em 2019 o aumento de clientes, “que deverá ser reforçado por novas formas de proximidade com os clientes e maior facilidade de contacto, através da formação dos colaboradores e novas ferramentas tecnológicas a lançar brevemente”, adianta Honório Teixeira, administrador da empresa. 

Destaque ainda para a Visatempo, cuja gestão contratual de equipas em regime de trabalho temporário abrangeu 364.900 horas contratadas no mesmo período, transformando a empresa “num parceiro essencial para os grupos hoteleiros de prestígio que integram a carteira de clientes, no sentido de responder às crescentes exigências de qualidade, por parte dos hóspedes”, refere Pedro Melo, enquanto diretor da empresa de gestão de recursos humanos.

Por sua vez, a Alvarsol, Lavandaria Industrial, aumentou a sua carteira de clientes em 10%, o que representou um aumento de 20% no volume de faturação, inicializou uma linha de comercialização de têxteis para a indústria hoteleira e, no âmbito do seu departamento químico, tem atualmente a representação de algumas empresas de referência no mercado europeu de produtos de limpeza, branqueamento e manutenção de têxteis, sublinha Orlando Lopez, que gere esta participada do Grupo Garvetur | Enolagest.

A D&D Interior Design, marca lançada em 2017, apresentou novas propostas para decoração de espaços comerciais, a associar à decoração de residências privadas para uso próprio ou para aluguer, designadamente decorações chave na mão, consultoria em arquitetura de interiores, design de interiores e design de mobiliário, abrindo novas perspetivas de negócio, segundo Patrícia Brito.

Pretendemos em 2019 continuar a valorizar a imagem de Portugal (e em especial o Algarve e Lisboa) ser um destino privilegiado, oferecendo vantagens como um clima ameno durante todo o ano, associado a um alto nível de segurança que continuam a ser altamente valorizadas e atraem à partida clientes para as várias vertentes: passar férias, investir, residir, estudar e trabalhar, sublinha Reinaldo Teixeira.

De acordo com a estimativa, para 2019, da European Travel Commission (ETC) a indústria turística europeia deverá apresentar um aumento de 3%, face aos 6% de 2018, pelo que, para Reinaldo Teixeira, “as palavras-chave na estratégia da Garvetur | Enolagest são crescimento sustentado e desenvolvimento a longo prazo no âmbito da economia regional e nacional”.

Vilamoura, Maio 2019

 

Sobre o Grupo Garvetur | Enolagest

O Grupo Garvetur | Enolagest criou um modelo inédito de serviços em Portugal ao identificar serviços complementares e em função da diversidade dos setores de atividade abrangidos pelas 41 empresas participadas, que proporcionam sinergias e crescente know how.

Estas atuam na prestação de consultoria e serviços a todo o parque imobiliário de investimento, mediação, compra, venda, construção, reabilitação, manutenção, reparação, decoração de interiores e espaço exterior, assim como a gestão de imóveis e a área de seguros, bem como a de aluguer e venda de viaturas. O grupo diversificou ainda as suas atividades para as áreas de educação, formação e trabalho temporário.

 

Por: Garvetur

 
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