É uma das celebrações mais importantes para os castromarinenses, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires voltam ao coração da vila raiana, na Praça 1º de Maio, de 11 a 15 de agosto.

São as celebrações religiosas o ex-líbris destas Festas. No 15 de agosto, quinta-feira, centenas de pessoas juntam-se em procissão pelas ruas da vila, numa expressiva manifestação de fé em honra da padroeira de Castro Marim. Este dia dará também lugar à música, com o concerto dos «Quinta do Bill», marcado para as 22h. 

Das comemorações começam deste ano faz parte a Prova de Mar «Vila de Castro Marim», na Praia da Alagoa (Altura), organizada pelo Leões do Sul Futebol Clube, no dia 11 de agosto, pelas 10h.

No âmbito do Dia Internacional da Juventude, a autarquia organiza, no dia 13 de agosto um programa com atividades particularmente pensadas para esta faixa etária, laser tagcolor run e uma festa da espuma animada pelo «DJ Karussa», a ter lugar no Polidesportivo de Castro Marim, pelas 20h00. 

A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia prossegue os festejos no dia 14 de agosto, quarta-feira, pelas 20h00. A palco sobe o grupo de dança das Arutla (22h00), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.

O dia de homenagem à padroeira, 15 de agosto, começa mais cedo, com a Arruada logo às 8h30, pela Banda Musical Castromarinense. Segue-se o Hastear da Bandeira e começam depois as celebrações religiosas com Recitação do Terço e uma Missa Solene na Igreja Matriz (11h15), retomadas depois pelas 19h00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires é preparada deixar a Igreja Matriz e percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. O dia principal das Festas trará a palco os «Quinta do Bill», com êxitos que nos são tão culturalmente familiares, como «Os Filhos da Nação».

Este será também o dia da 3ª edição do torneio anual de futsal «Nelson Solá», marcado para as 9h00, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes e Associações Locais.

 

 

 

Por: CM Castro Marim