IPDJ organizou evento de reconhecimento público, como forma de agradecimento aos atletas algarvios que participarão nos Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, em Paris!
Ana Cabecinha (Atletismo), Fatoumata Diallo (Ateltismo), Isaac Nader (Atletismo), Daniela Campos (Ciclismo), Eduardo Marques (Vela), Gabriel Albuquerque (Ginástica), Miguel Nascimento (Natação) e Yolanda Hopkins (Surf), são os oito atletas naturais do Algarve ou com ligação a clubes algarvios, que constituem os cerca de 10% de atletas que estarão a representar Portugal em Paris.
 
A casa esteve cheia para lhes reconhecer o feito e transmitir a energia de que necessitam para os desafios de Paris, com uma moldura humana representativa de todo o Algarve, de Portimão a Vila Real de Santo António, passando por Olhão, Faro e Loulé, com representantes de organismos públicos, clubes desportivos, autarquias, associações de modalidade, atletas, amigos e suas famílias.
 
Ana Cabecinha, atleta olímpica, que terá em Paris a dupla missão de ser atleta e porta-estandarte, juntamente com Fernando Pimenta, foi o centro das atenções, em representação dos atletas algarvios, agraciando-nos com um bonito e forte testemunho. Ela e o seu treinador de sempre - Paulo Murta. Os que já estão em Paris deixaram-nos mensagens pessoais gravadas, ou participaram através de videochamada, entrando em direto com o auditório do IPDJ. Marcaram presença também alguns pais e familiares dos atletas, treinadores, dirigentes dos seus clubes desportivos, dirigentes regionais e autarcas dos seus concelhos e das suas freguesias de origem. 
 
O anfitrião, Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do IPDJ, fez as honras da casa, contando com o apoio dos discursos de António Miguel Pina, Presidente da AMAL e do Município de Olhão, André Gomes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, e José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve.
Os agradecimentos e despedidas finais, por sua vez, ficaram a cargo do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
 
O momento contou ainda com a presença dos Embaixadores do Plano Nacional para a Ética no Desporto, Ana Dias, Ezequiel Canário, Joana Schanker, Jorge Soares, Luís Conceição e a própria Ana Cabecinha, que foram surpreendidos pelo Diretor Regional, com a atribuição de um cartão branco a cada um deles! Um gesto simples, mas muito simbólico, de reconhecimento e agradecimento pelo seu percurso desportivo e, também, atualmente, a sua função de Embaixadores, a promover o desporto com Ética e Valores.
 
Resta-nos desejar o melhor para quem, nos próximos dias, nos fará vibrar e orgulhar, além-fronteiras, em nome de Portugal!
 
 
Por: IPDJ