O Município de Silves encontra-se, neste momento, a desenvolver obras de substituição da conduta de abastecimento de água a Armação de Pêra, a norte do sítio da Torre, numa extensão de 1200 metros.

As condutas substituídas e a substituir, fabricadas em fibrocimento, têm mais de 30 anos sendo este problema comum a boa parte do território do concelho de Silves, que reúne mais de 400 Km de rede de abastecimento de água.

De referir que antes do período de verão, a autarquia procedeu à substituição da conduta de abastecimento de água, no troço localizado entre o sítio da Torre e o Estádio Municipal de Armação de Pêra (extensão de 800 metros), numa intervenção de natureza estratégica, permitiu reabilitar e colocar em funcionamento uma 2.ª linha de abastecimento de água a Armação de Pêra. Esta conduta encontrava-se desativada, tendo sido corrigido o seu percurso, que se estendia por logradouros privados.

A curto prazo, a autarquia intervirá na substituição da conduta de água que se estende entre o Estádio Municipal de Armação de Pêra e o entroncamento com a Casa Mortuária, numa extensão de 180 metros (passando o diâmetro de 220 para 250), seguida da repavimentação do arruamento, intervenção que permitirá terminar de vez com as sucessivas roturas que têm ocorrido nesta zona.

Numa segunda fase, o Município de Silves estenderá a intervenção, ligando o troço anterior à zona da Torre Iberius, e posteriormente à Rua D. João II.

O atual executivo permanente tem, ao longo do presente mandato, desenvolvido um importante esforço de modernização da rede de abastecimento de água em todo o concelho de Silves, lamentando que durante demasiado tempo, a rede não tivesse sido objeto de investimento significativo e de um olhar estratégico, num quadro de manutenção e reforço do sistema de abastecimento de água em baixa na esfera pública, sob o controlo do Município de Silves.

A Câmara Municipal de Silves apela à melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos involuntariamente causados. 

 

Por CM Silves