Camino Martinez (S21 feminino) e Vicente Pereira (S21 masculino) foram os melhores nadadores do 10.º Campeonato do Mundo DSISO, Albufeira 2022. Na vertente «Mosaicos», Jagoda Litner e Caique Aimore, foram os mais bem classificados, na categoria de femininos e masculinos, respetivamente.
As melhores equipas foram as da Grã-Bretanha, México e Itália. José Carlos Rolo, frisou que «Albufeira é eminentemente um concelho de inclusão, de apoio e de igualdde de oportunidades. A realização do Campeonato Mundial de DSISO em Albufeira com o nosso suporte financeiro, logístico e comunicacional, afirma-nos como um destino de excelência para os grandes eventos internacionais desportivos».
 
Terminadas as competições que decorreram de 17 a 22 deste mês nas Piscinas Municipais de Albufeira, realizou-se no passado sábado o jantar oficial de encerramento do 10.o Campeonato do Mundo DSISO, Albufeira 2022, com uma cerimónia onde foram atribuídos os prémios de melhores nadadores e melhores seleções da edição deste ano. Camino Martinez (S21 feminino) e Vicente Pereira (S21 masculino) foram os melhores nadadores deste Campeonato, ao passo que na vertente «Mosaicos», Jagoda Litner e Caique Aimore, foram os mais bem classificados, na categoria de femininos e masculinos, respetivamente. As melhores equipas foram as da Grã-Bretanha, México e Itália.
 
No decorrer do jantar foram ainda entregues os prémios e placas de reconhecimento. Os vice-presidentes da Federação Portuguesa de Natação (FPN) Rui Sardinha e Miguel Miranda entregam as placas de agradecimento ao presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e ao Vice-Presidente, Cristiano Cabrita, bem como a Barbara Higgins (DSISO), a Mário Ferreira (CEO da NAU Hotels), a Carla Cardoso (representante da ANDDI) e a José Perdigão (presidente da Analgarve).
 
Os autarcas José Carlos Rolo e Cristiano Cabrita entregaram, por seu turno, recordações às 23 comitivas presentes e Lizzie Vogel, presidente da DSISO, atribuiu uma placa de reconhecimento à Câmara Municipal de Albufeira.
 
Nesta cerimónia foram ainda prestados agradecimentos às diretoras técnicas deste Campeonato mundial, nomeadamente a Lolli Montico, Carla Cardoso e Mariett Matias, bem como a Sónia Demétrio, do FC Ferreiras e a Nelson Pereira da Sport TV, pelo «empenho, apoio e colaboração que demonstraram antes e durante o evento e que tanto contribuiu para o sucesso do mesmo», referiu o vice-Presidente da FPN, Miguel Miranda.
 
O presidente do Município, José Carlos Rolo, frisou que «Albufeira é eminentemente um concelho de inclusão, de apoio e de igualdde de oportunidades. A realização do Campeonato Mundial de DSISO em Albufeira com o nosso suporte financeiro, logístico e comunicacional, afirma-nos como um destino de excelência para os grandes eventos internacionais desportivos». O edil deixou ainda um agradecimento ao F.C. das Ferreiras e a todos os voluntários e agrupamentos dinamizadores do evento.
 
Por sua vez, o vice-presidente e vereador da Juventude e Desporto, Cristiano Cabrita, não escondeu a satisfação pela realização deste Campeonato em Albufeira e disse mesmo que, pelas características intrínsecas do mesmo, onde todos os atletas «são grandes exemplos da superação humana», este foi o evento desportivo que mais o sensibilizou ao longo deste ano. «O campeonato do Mundo de Natação Síndrome de Down é, indubitavelmente, a afirmação de Albufeira como ator desportivo nacional de relevo. É por esta e outras razões que queremos ser Cidade Europeia do Desporto 2026. É este o caminho para o nosso concelho».