O evento, que integrou palestras de especialistas, workshops práticos e diversão à beira-mar, reforça o estatuto de Albufeira na comunidade dos nómadas digitais. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinha que Albufeira já usufrui da reputação de “digital nomad friendly”, sendo que “o evento, que tem por objetivo principal dar a conhecer as novas tendências e as oportunidades de trabalho na área, inclui um programa social que visa dar a conhecer as praias, a gastronomia e os vinhos da região”. Este ano, o “Nomad World Fest” contou com a presença de 250 participantes provenientes de vários pontos do mundo.
2ª EDIÇÃO DO «NOMAD WORLD FEST» REFORÇA O ESTATUTO DE ALBUFEIRA NA COMUNIDADE DOS NÓMADAS DIGITAIS
A segunda edição do «Nomad World Fest», que decorreu em Albufeira, de 7 a 13 de outubro, numa tenda, especialmente montada para o efeito, na Praia do Inatel e na Sala Azul, é uma iniciativa considerada pela organização uma experiência transformadora para nómadas digitais e trabalhadores remotos de todo o mundo.
Em 2024 o “Nomad World Fest” regressou a Albufeira para mais uma edição de excelência, onde pela primeira vez, o “palco” escolhido foi uma tenda à beira mar, propositadamente montada para acolher o evento, que se realizou também na sala azul, no edifício do Inatel, aberta todos os dias do ano para acolher os nómadas digitais.
O presidente da Câmara Municipal faz questão de realçar que Albufeira não é só um destino de sol e praia. José Carlos Rolo sublinha que “Albufeira não é apenas um sítio de férias, é também um concelho que tem todas as condições para receber os chamados nómadas digitais, referindo que só este ano já passaram pela Sala Azul 1500 pessoas que frequentam aquele espaço para trabalhar à distância, trocar contactos e que, paralelamente, se inserem na vida da comunidade.
O evento, organizado pela Digital Nomads Association de Portugal (DNA Portugal) com coorganização do Município de Albufeira, integrou palestras com especialistas com larga experiência em trabalho remoto, web3, co-living, co-working, IA – Inteligência Artificial e o futuro do trabalho. Paralelamente às palestras e workshops práticos, o “Nomad World Fest” incluiu um programa social: um sunset com música ao vivo na praia, passeio de barco pela costa para ver os golfinhos e as grutas, Acro Yoga, visita ao Zoomarine, prova de vinhos e dança, um Jantar de Gala com showcooking, pedy paper, festa de música eletrónica e networking, aulas de padle, voleibol, caminhadas pelos bonitos trilhos da Praia da Falésia, entre outros momentos informais que tiveram por objetivo dar a conhecer Albufeira aos participantes do certame, promover o convívio, a partilha de experiências e a oportunidade para descontrair.
Foram muitas as reações positivas e os elogios ao evento, designadamente do coproprietário do maior Festival Nómada do Mundo, Philipp Alexander Weber, que referiu-se ao “Nomad World Fest” como um evento épico.
A iniciativa, para além do impacto bastante positivo ao nível da experiência dos participantes, gerou uma enorme visibilidade nas redes sociais, o que reforça o estatuto de Albufeira na comunidade de Nómadas Digitais.
Assim, nos últimos 90 dias (30 de julho a 27 de outubro) as publicações relacionadas com o evento obtiveram 106 452 visualizações, sendo que por tipo de conteúdos as story`s recolheram 36,6% de visualizações, as publicações 37% e os Reels 24,4%, sendo de sublinhar que, apenas no período entre 12 de setembro e 22 de outubro, foram publicadas 7000 storys. Relativamente aos posts publicados entre 28 de junho e 26 de outubro, o alcance médio por publicação foi de 240,25 (+ 926,37%) por post, comparativamente aos últimos 12 meses. Quanto às publicações realizadas entre 1 de maio e 7 de outubro, as estatísticas mostram que receberam um envolvimento de 168,26 (mais 476.68%), alcançaram 862 interações (mais 7736,36%), igualmente, em comparação com os últimos 12 meses das publicações efetuadas na página de Facebook do evento. Refira-se que, no mesmo período em análise, as publicações sobre o evento tiveram um alcance médio por post de 240,25 (mais 926,37%) e 142 no total das publicações (mais 425,93%). Destaque-se, ainda, que no top 10 dos países que mais pesquisaram informação sobre o Summit, Portugal aparece em primeiro lugar (26,88%), seguido dos Estados Unidos (12,10%), em terceiro aparece Espanha (11,83%), seguido do Reino Unido (6,72%), Alemanha (3,49%), Itália (3,36%), Brasil (2,69%), Países Baixos (2,28%), Canadá (2,15%) e Suíça (2,02%). No top 10 das cidades temos: Lisboa (3,49%), Albufeira (3,35%), Nova Iorque (2,28%), Barcelona (2,02%), Londres (1,85%), Faro (1,61%), Funchal (1,48%), Olhão (1,21%), Porto (1,21%) e Cascais (2,02%).