As emoções do BTT urbano invadiram as ruas da baixa de Olhão. 230 Atletas aceitaram o desafio lançado pela organização da Night Race GCO – Cidade de Olhão e, durante duas horas, circularam pelas ruas estreitas e pracetas mais emblemáticas da cidade, registando o sucesso desta primeira edição da prova e colocando-a na rota dos grandes eventos urbanos em BTT.

O vencedor na categoria masculina foi Claudio Lourenço, do BCF Algarve Bike Challenge, registando 14 voltas ao circuito em 02:02:39.429. Em segundo lugar ficou Rui Guerreiro, da Bike Team Algarve – Specialized, com 14 voltas em 02:02:57.889. o terceiro lugar do pódio masculino foi alcançado por Fábio Domingos, da Team Pechão, com 14 voltas em 02:03:18.088.

No pódio feminino o primeiro lugar foi alcançado por Sandra Fonseca, da S. Bikes Loulé Team, com 11 voltas ao circuito em 02:01:07.395. Marlene Costa, do BTT - Quarteirense / GyRad, ficou em segundo lugar com 11 voltas em 02:01:08.788. O terceiro lugar do pódio foi para Vanessa Martins, da equipa Tropa de Élite, com 11 voltas em 02:05:43.234.

Promovida pelo Ginásio Clube Olhanense, através da sua Secção de BTT / Team Moss, e contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Olhão e da Junta de Freguesia de Olhão, a I Night Race GCO – Cidade de Olhão decorreu num circuito fechado com extensão de 5 quilómetros. Tendo como cenário natural a Ria Formosa, os participantes para testarem a sua perícia e resistência física em prova tiveram ainda oportunidade de desfrutar da magnífica paisagem proporcionada por toda a zona ribeirinha, passar pelos mercados e principais jardins da cidade, bem como conhecer alguns dos largos e pracetas do caminho das lendas, inseridos nas zonas emblemáticas de Olhão.

Para além de incentivar a prática desportiva este evento teve, simultaneamente, como objetivo promover a baixa da cidade, o comércio tradicional e a beleza singular do património arquitetónico e natural. A população aderiu em massa e a prova teve uma excelente recetividade por parte do público que encheu as esplanadas dos estabelecimentos comerciais circundantes.

Demonstrando, simultaneamente, um grande exemplo de envolvimento com a comunidade e espírito de entreajuda, a prova contou com a presença de 70 voluntários de diversos clubes e associações locais que garantiram a segurança e apoio no percurso, entre eles membros do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 554 Olhão, dos Escoteiros de Portugal - Grupo 6 – Olhão, do Clube Moto Convívio de Olhão, do grupo de marchas «Mexe-te Mó» e do grupo de BTT «Pig League».

 

Por: Ginásio Clube Olhanense