Os bilhetes custam €5,00 e estão à venda na plataforma BOL, na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis 9h30 – 12h30| 13h30 – 17h30) e no Auditório Municipal, no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).
Pioneiro e de características únicas em Portugal, o Festival Al-Mutamid é uma homenagem ao rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutadid). O Festival, um dos mais antigos da região, conta com a presença de grupos de música árabe-andalusi, música e dança sufi e músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente.
O Município de Albufeira, que integra o circuito há vários anos, recebe nesta 24ª edição o grupo Yinnan Al Andalus, formado por três músicos originários de Tétouan e Chefchaouen (Marrocos) que interpretam a música complexa e delicada que ecoava nos palácios e medinas de Al-Andalus e Médio Oriente. São eles: Hamid Ajbar (violino e voz), Aziz Samsaoui (Kanun - cítara árabe) e Mouhssine Kouraichi (darbouka e voz). O trio conta, também, com a colaboração de Mónica Pereira, bailarina de dança oriental.
Yinnan Al Andalus significa em árabe, Jardins de Al Andalus. Quando Ziryab (melro), alcunha dada a Alboácem Ali ibne Nafi (789-857), o famoso músico, chegou ao emirado de Córdova, trouxe consigo toda a sofisticação do Califado Abássida de Bagdade. Esse refinamento manifestou-se a todos os níveis: gastronomia, vestuário, poesia e música. Era uma sociedade urbana, e como tal, os jardins tinham uma grande importância como lugares de descanso, de desfrute e de inspiração artística. Foi com base nestes jardins que o trio Yinnan se inspirou para criar este projeto musical.
Os bilhetes custam €5,00 e estão à venda na plataforma BOL, na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis 9h30-12h30| 13h30 – 17h30) e no Auditório Municipal (no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15).