No dia 1 de fevereiro celebram-se os 29 anos da elevação de Moura a cidade.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Moura organiza algumas iniciativas.

Um dos eventos comemorativos é a homenagem ao Maestro José Francisco Coelho.

A 5 de fevereiro, o Maestro José Francisco Coelho será homenageado por ocasião do 97.º aniversário do seu nascimento (2 de fevereiro de 1920). A Câmara Municipal de Moura decidiu homenagear este mourense que, entre muitas outras peças, compôs a mais conhecida música entre os mourenses, a “Nossa Senhora do Carmo”, um hino à padroeira da cidade.

A cerimónia inicia-se às 15:00, na Praceta José Francisco Coelho, com uma homenagem ao maestro junto do monumento em seu tributo, onde as bandas a que pertenceu, da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” e do Centro Recreativo Amadores de Música “Os Leões”, tocarão peças da sua autoria.

A iniciativa segue para o Espaço Sheherazade, num percurso com arruada pelas duas bandas, onde será feito o lançamento do CD de homenagem com músicas de José Coelho (re)interpretadas por artistas locais, que as interpretarão ao vivo.

Além das duas bandas filarmónicas, participaram ainda no CD as bandas e os artistas que atuarão no Espaço Sheherazade: Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense; Grupo Coral Feminino Brisas do Guadiana; Grupo Musical Margem de Alqueva; Grupo Musical A Cantar o Alentejo; Grupo Musical Vá de Modas; os fadistas Inês Gonçalves, João Limpo, Fernanda Oliveira, Carlos Ferreira e José Souza; Piano a quatro mãos com Vanessa Lebre e Ana Ribeiro; Grupo de Jovens Krentes de Moura; banda Classe Operária e KX Connections.

 

Por: CM Moura