Estudo da Adyen revela que, face a 2024, registou-se um aumento de 95% no número de viajantes portugueses que utiliza Inteligência Artificial para reservar as férias de verão. A «Geração X» e os «Baby Boomers» são os segmentos que mais aumentaram.

O Hospitality and Travel Report da Adyen 2025 destaca o papel transformador da Inteligência Artificial (IA) no comportamento e na decisão de compra dos viajantes. Uma das principais tendências identificadas é a crescente procura por parte dos consumidores em obter funcionalidades de pesquisa de produtos e transações realizadas diretamente nas plataformas de reservas das empresas de hotelaria.

Em Portugal, o estudo revela que 34% dos viajantes portugueses utiliza IA para reservar as férias de verão, representando um aumento de 95% face aos dados obtidos em 2024.

Apesar da crescente adoção de IA por parte dos consumidores, diversas empresas do setor hoteleiro em Portugal enfrentam desafios devido à fragmentação dos sistemas de pagamento. Em Portugal, 67% dos retalhistas considera que esta fragmentação entre os sistemas online e presencial dificulta a simplificação das operações e a reconciliação eficiente nos hotéis.

Boomers e Geração X impulsionam o crescimento da adoção de IA
Com o início das férias de verão, a IA está a redefinir a forma como os viajantes planeiam e reservam as suas viagens. Num inquérito realizado a 40.000 consumidores em 27 países, um terço (35%) utilizou a IA para descobrir destinos, um aumento de 74% face a 2024. Apesar da “Geração Z” (57%) e os “Millennials” (47%) se afirmarem como os utilizadores mais ativos, o maior crescimento foi registado entre os “Baby Boomers” (211%) e a “Geração X” (212%).

Já em Portugal, 54% dos “Baby Boomers” afirma que a IA contribuiu para filtrar a informação, evidenciando a crescente adoção da tecnologia entre todas as gerações. As redes sociais são consideradas uma frustração para mais de (71%) dos viajantes que se sentem incomodados com plataformas repletas de anúncios, patrocínios e conteúdos de influenciadores. A IA está a ajudar a eliminar este ruído, ao proporcionar inspiração de forma mais rápida do que qualquer outro método (66%).

Na opinião de Phil Crawford, diretor Global de Hospitality da Adyen, “a tecnologia baseada em IA tornou-se essencial para os hóspedes que procuram inspiração para destinos e itinerários rápidos, divertidos e personalizados, especialmente com a chegada das férias de verão”. Para o responsável da Adyen, “os hóspedes estão a utilizar cada vez mais a IA para tornar as suas viagens mais simples, e os fornecedores de serviços de hotelaria estão a procurar investir para satisfazer esta procura crescente.”

Setor hoteleiro investe em IA para acelerar o crescimento
O Hospitality and Travel Report 2025 da Adyen destaca, igualmente, a crescente expectativa dos hóspedes relativamente à adoção da tecnologia baseada em IA por parte das empresas, com o objetivo de melhorar as experiências de compra relacionadas com viagens e hotelaria.

As empresas do setor hoteleiro, em Portugal, reconhecem a mudança nas tendências de consumo. Quase metade (46%) considera que as ferramentas de pesquisa baseadas em inteligência artificial, que ajudam os hóspedes nas decisões de reserva, irão transformar o setor em 2025. Uma percentagem semelhante (43%) acredita que a automatização impulsionada pela IA, terá um papel decisivo na personalização da experiência dos hóspedes e na transformação do setor.

Os pagamentos são a ponte crítica entre a descoberta impulsionada pela inteligência artificial e a experiência completa do hóspede, desde a reserva de um quarto até ao checkout do hotel. Phill Crawford acrescenta: “As empresas do setor hoteleiro estão a integrar cada vez mais funcionalidades baseadas em inteligência artificial nas suas plataformas, para garantir uma experiência de pagamento mais fluida aos hóspedes.”

Fraude constitui maior desafio
A fraude continua a ser um desafio operacional significativo, com (36%) dos fornecedores de serviços de alojamento em Portugal a reportarem um aumento significativo nas tentativas de fraude nos pagamentos no último ano. À medida que o setor recorre à IA para impulsionar a personalização e otimizar operações, os pagamentos desempenham um papel fundamental para possibilitar esta transformação, sobretudo no que diz respeito à confiança e segurança.

 

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